Os aspectos linguístico-persuasivos no discurso dos feirantes de Arapiraca / AL

Os aspectos linguístico-persuasivos no discurso dos feirantes de Arapiraca / AL

Autor(a)
Silva, Sirleide Vieira da.
<sirleidevieira.2012@gmail.com>
Ano de publicação
2018
Data da defesa
20/12/2018
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar, primordialmente, os aspectos linguísticopersuasivos presentes no discurso dos sujeitos (feirantes) em suas atividades laborais na tradicional feira livre da cidade de Arapiraca/AL. Esta pesquisa fundamenta-se em Reboul (2004) Citelli (2007), Abreu (2004), dentre outros estudiosos da área. É uma pesquisa de cunho qualitativo. Nesta pesquisa, entende-se texto/discurso como um evento comunicativo constituído numa atividade de interação nas diversas práticas sociais do ser humano. Nesse sentido, é por meio do texto/discurso que o sujeito chegará ao outro no intuito de convencer e/ou persuadir. Além disso, entende-se retórica como “a arte de persuadir pelo discurso” (REBOUL, 2004). Realizar um estudo sobre esses aspectos faz-se necessário por apresentar um cenário sócio-histórico e cultural bem representativo da cidade em tela. Uma das características marcantes dos profissionais é saber lidar com o freguês, uma vez que necessita manter uma boa relação com sua clientela na intenção de vender seus produtos, assim, Citelli (2007, p. 6) afirma “que o elemento persuasivo está colado ao discurso como a pele ao corpo. É difícil rastrearmos organizações discursivas que escapem a persuasão”, pois a fala é o principal instrumento de seu trabalho e é, a partir dela, que o feirante chega ao seu auditório. O corpus foi coletado com o auxílio de gravador portátil e da observação de momentos interativos entre feirante e seu cliente. As análises demonstraram a constante presença de elementos linguístico-persuasivos na fala dos feirantes e o quanto o uso desses elementos contribui para sua atividade laboral. Realizar um estudo da fala destes profissionais é muito importante, pois eles desempenham uma atividade que contribui para a formação da identidade social e cultural dos espaços sociais ocupados por eles. Essa importância pode ser justificada, principalmente, pelo fato de seu principal instrumento de trabalho ser a fala. Sendo assim, o corpus deste trabalho se conceitua de grande importância no campo linguístico da modalidade oral da língua.

Abstract

This research aims to analyze, primarily, the linguistic-persuasive aspects present in the discourse of the subjects (fair) in their work activities in the traditional fair of the city of Arapiraca / AL. This research is based on Reboul (2004) Citelli (2007), Abreu (2004), among other scholars in the area. It is a qualitative research. In this research, text / speech is understood as a communicative event constituted in an activity of interaction in the diverse social practices of the human being. In this sense, it is through the text / discourse that the subject will reach the other in order to convince and / or persuade. In addition, rhetoric is understood as "the art of persuading by discourse" (REBOUL, 2004). Carrying out a study of these aspects makes it necessary to present a socio-historical and cultural scenario that is very representative of the city in question. One of the hallmarks of professionals is knowing how to deal with customers, since they need to maintain a good relationship with their customers in order to sell their products, so Citelli (2007, p.6) states that "the persuasive element is speech as skin to body. It is difficult to trace discursive organizations that escape persuasion, "because speech is the main instrument of their work and it is from there that the marketer arrives in his auditorium. The corpus was collected with the aid of a portable recorder and the observation of interactive moments between the marketer and his client. The analyzes demonstrated the constant presence of linguistic-persuasive elements in the speakers' speech and how much the use of these elements contributes to their work activity. Conducting a study of the speech of these professionals is very important because they perform an activity that contributes to the formation of the social and cultural identity of the social spaces occupied by them. This importance can be justified, mainly, by the fact that its main instrument of work is speech. Therefore, the corpus of this work is conceptualized of great importance in the linguistic field of the oral modality of the language.

Orientador(a)
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Elias André da.
Dr.ª Santos, Maria Francisca Oliveira.
Palavras-chave
Aspectos linguístico-persuasivos.
Texto - Discurso.
Feirante - Arapiraca (AL).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
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