Análise dos aspectos argumentativos e multimodais em charges impressas
Análise dos aspectos argumentativos e multimodais em charges impressas
<lu_luanagomes@hotmail.com>
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos aspectos argumentativos e multimodais no gênero charge impressa que, atualmente, vem sendo um dos gêneros textuais bastante utilizados em questões interdisciplinares, tanto em sala de aula, quanto em questões de concursos públicos diversos. Busca também evidenciar que para interpretar adequadamente a crítica proposta no gênero charge, o leitor deve estar a par dos acontecimentos na sociedade (ter conhecimento de mundo) e analisar de forma aprofundada todos os recursos linguísticos empregados para a composição da charge, em especial, aqueles de natureza argumentativa e multimodal. Por isso há a necessidade de estudar a argumentação e a multimodalidade empregadas nas charges. Fundamenta-se em Koch e Elias (2016) Breton (1999), (Koch (2014), Marcuschi (2007), Bakhtin (1997), Abreu (2002), Dionísio (2002) e Melo (2001). Nas análises, podemos perceber a importância dos aspectos argumentativos e multimodais na charge, pois houve a utilização de elementos de constituição das situações nas imagens para dar mais veracidade e facilitar o entendimento dos leitores, as cores, as entonações nos textos, a separação de pessoas, a comparação de épocas distintas, as expressões dos personagens.Os autores também usam os lugares de argumentação para conseguir convencer os leitores das criticas feitas e também para aproximar os leitores das situações mostradas nas charges, e assim, conseguir uma reflexão sobre o tema. Outro elemento que foi visto em todos, foi o uso da ironia e do humor, que são elementos já característicos do gênero charge.
This paper aims to show the importance of the argumentative and multimodal aspects in the print genre, which, today, has been one of the textual genres widely used in interdisciplinary issues, both in the classroom and in various public tendering issues. It also seeks to show that in order to adequately interpret the criticism proposed in the cartoon genre, the reader must be aware of events in society (having a knowledge of the world) and analyze in depth all the linguistic resources used for the composition of the cartoon, especially those of an argumentative and multimodal nature. Therefore, there is a need to study the argumentation and multimodality used in the cartoons. It is based on Koch and Elias (2016), Breton (1999), Koch (2014), Marcuschi (2007), Bakhtin (1997), Abreu (2009), Dionísio (2002) and Melo (2001). In the analysis we can see the importance of the argumentative and multimodal aspects in the cartoon, because there was the use of elements of constitution of the situations in the images to give more truth and to facilitate the understanding of the readers, the colors, the intonations in the texts, the separation of people, comparison of distinct epochs, the expressions of the characters, etc. The authors also use the places of argumentation to be able to convince the readers of the criticisms made and also to approach the readers of the situations shown in the cartoons, and thus to obtain a reflection on the subject. Another element that was seen in all was the use of irony and humor, which are already characteristic elements of the genre charge.
Dr.ª Santos, Maria Francisca Oliveira.
Argumentação.
Charge.