Narrativas de alfabetização dos sujeitos da EJA: escuta e diálogos
Narrativas de alfabetização dos sujeitos da EJA: escuta e diálogos
Este trabalho teve por objetivo analisar as narrativas de alfabetização dos sujeitos da EJA no que diz respeito as suas historias e especificidades na qual passam e passaram no decorrer do processo de tentativas de escolarização. Para isso, desenvolvemos um estudo exploratório, com base nos princípios de uma investigação qualitativa. No contexto dessa investigação, para colhermos os dados realizamos uma entrevista com os alunos da EJA, com o propósito de conhecermos às suas especificidades, memórias e sentimentos sobre seu processo de alfabetização. Para fundamentar as reflexões tomamos como base autores que discutem o processo de alfabetização, dentre eles: Durante (1998), Schwartz (2012), Freitas; Costa (2007), Leal; Albuquerque; Freire (1996), Morais (2010). Neste diálogo, além de registrarmos e analisarmos as narrativas dos informantes e fizemos uma reflexão sobre o processo de alfabetização dos entrevistados marcado por afastamento e retornos a escola. As narrativas revelaram que alguns dos sujeitos enfrentaram muitas dificuldades em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, pois muitos não compreendiam os conteúdos trabalhados pela escola. Atrelado a isso, as faltas de incentivo de políticas publicas voltada para esta modalidade também reforçou historicamente o afastamento dos alunos da escola. Notamos que os informantes têm uma historia de vida marcada pela busca da escolarização, pois são discentes que sonham em terminar seus estudos para entrar em uma universidade e no mercado de trabalho.
This study aimed to analyze the literacy narratives of the subjects of EJA regarding their stories and specifics on what pass and passed in the process of schooling attempts. For this, we developed an exploratory study, based on the principles of qualitative research. In the context of this investigation, to harvest the data conducted an interview with students of EJA, in order to know their specific characteristics, memories and feelings about their literacy. In support of reflections take as a basis authors who discuss the literacy process, among them: For (1998), Schwartz (2012), Freitas; Costa (2007), Leal; Albuquerque; Freire (1996), Mitchell (2010). In this dialogue, and we record and analyze the narratives of informants and made a reflection on the process of literacy of respondents characterized by remoteness and school returns. The narratives revealed that some of the subjects faced many difficulties in the process of development and learning, as many did not understand the contents worked by the school. Coupled to this, public policies to encourage shortages facing this mode also historically reinforced the remoteness of the students. We note that the informants have a history of life marked by the pursuit of education, as are students who dream of finishing his studies to enter a university and the labor market.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Alfabetização.
Educação de Jovens e Adultos (EJA).