Plano de negócio para implantação da sorveteria DNA Sorvetes, em Arapiraca - AL

Plano de negócio para implantação da sorveteria DNA Sorvetes, em Arapiraca - AL

Autor(a)
Santos, Adenilson Lourenço dos .
<denilsonl2012@gmail.com>
Ano de publicação
2018
Data da defesa
18/10/2018
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
102
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano de negócio visando a implantação da DNA sorvetes na cidade de Arapiraca, Alagoas. Tendo em vista ao clima que favorece esse mercado e muito embora haja sazonalidade significativa é um grande mercado. O público alvo do presente negócio é bem abrangente, pois não existe limitação relacionada a escolaridade, sexo, idade ou classe econômica, estes são crianças, adultos e os idosos, pessoas com algum tipo de intolerância alimentar, como lactose e pessoas com índice de excesso de peso e obesidade de Arapiraca - AL e regiões circunvizinhas. Esses potenciais clientes circulam diariamente pela cidade para comprar, estudar, trabalhar, morar, etc. Contudo, de forma esporádica ou não a alta temperatura da cidade favorece afim de que estes busquem sensações de alívio, refresco, comodidade e sabor. Além disso, procuram também à prática de hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação consciente. A DNA Sorvetes oferecerá produtos diversificados com ampla variedade de sabores no segmento de produtos naturais que atendam as necessidades nutritivas dos clientes. O capital inicial para a viabilidade da abertura da Sorveteria será oriundo do próprio proprietário, Adenilson Lourenço dos Santos, atual aluno do curso de Administração de empresas pela Universidade Federal de Alagoas, onde o trabalho foi idealizado e realizado durante o curso das disciplinas Pesquisa de Marketing e Plano de Negócio, cursadas respectivamente no sétimo e oitavo período do curso de Administração de Empresas. Durante o curso da disciplina de Pesquisa de Marketing foi elaborado um estudo exploratório, em que foi produzido um roteiro de informações necessárias acerca do mercado esperado. Além disso, foram elaborados uma ideia e um modelo de negócio, este denominado Canvas, no qual é possível ter uma ótica ampla da empresa identificando seus pontos chaves. Ambos os arquivos estão como apêndice I,II, III e IV, respectivamente. Para a construção do Plano de Negócios foi utilizado o software livre do SEBRAE Minas Gerais, versão 3.0. Nele foram elaborados a análise de mercado, os planos operacional, financeiro e de marketing, a avaliação estratégica e o sumário executivo. Um dado importante a ser visto precisamente é a análise de mercado, uma vez que nela é possível identificar a finalidade: compreender o mercado de atuação do empreendimento.

Abstract

The he present work aims at the elaboration of a business plan for the implantation of DNA ice cream in the city of Arapiraca, Alagoas. Given the climate that favors this market and although there is significant seasonality is a large market. The target audience for the present business is very comprehensive, as there are no limitations related to schooling, gender, age or economic class, these are children, adults and the elderly, people with some kind of food intolerance, such as lactose and people with excess index of weight and obesity of Arapiraca - AL and surrounding regions. These potential clients circulate daily through the city to buy, study, work, live, etc. However, sporadically or not the high temperature of the city favors in order that these seek sensations of relief, refreshment, convenience and flavor. In addition, they also seek to practice healthy habits, such as physical activity and conscious eating. DNA ice creams will offer diverse products with a wide variety of flavors in the segment of natural products that meet the nutritional needs of customers. The initial capital for the viability of the opening of the Ice Cream will come from the proprietor, Adenilson Lourenço dos Santos, current student of the Business Administration course at the Federal University of Alagoas, where the work was conceived and carried out during the course of the Marketing Research and Business Plan, respectively held in the seventh and eighth years of the Business Administration course. During the course of the Marketing Research discipline an exploratory study was elaborated, in which a script of necessary information about the expected market was produced. In addition, an idea and a business model, called the Canvas, were elaborated, in which it is possible to have a broad view of the company identifying its key points. Both files are as Appendix I, II, III and IV, respectively. For the construction of the Business Plan was used the free software of SEBRAE Minas Gerais, version 3.0. In it were elaborated the market analysis, the operational, financial and marketing plans, the strategic evaluation and the executive summary. An important data to be seen precisely is the analysis of the market, since in it it is possible to identify the purpose: to understand the market of performance of the enterprise.

Orientador(a)
Dr. Santos, Fabiano Santana dos.
Banca Examinadora
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Palavras-chave
Hábitos saudáveis.
Plano de negócios.
Empreendimento.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
2773
Observações


Não foi possível exibir o PDF