Direito de aprendizagem do PNAIC: possibilidades de articulação entre alfabetização e letramento
Direito de aprendizagem do PNAIC: possibilidades de articulação entre alfabetização e letramento
Este artigo tem o objetivo analisar os direitos de aprendizagem do eixo leitura do programa Pacto Nacional Pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC), buscando perceber se os referidos direitos orientam o professor alfabetizador para uma articulação entre alfabetização e letramento durante o ciclo de alfabetização das crianças de 6 a 8 anos. O PNAIC é um programa emergencial lançado pelo governo federal no ano de 2012 com o propósito de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Durante o percurso metodológico realizamos uma pesquisa documental, cujo corpus consistiu nos cadernos do PNAIC (2012). Para fundamentar a análise tomamos como base autores que discute alfabetização e letramento, dentre eles: Lemle (2009); Tfouni(2010); Soares (2010); e, Carvalho (2004). Diante da análise realizada, é percebível que aponta para a necessidade do desenvolvimento de práticas de leitura a partir do trabalho com diferentes gêneros. Assim, a perspectiva de ensino da leitura no ciclo de alfabetização deve consistir no contexto de se alfabetizar letrando.
This article aims to analyze the learning rights of reading axis of the National Pact program For literacy in Certain Age (PNAIC), seeking to understand whether those rights guide the teacher literacy for a link between literacy and literacy for children's literacy cycle 6 to 8 years. The PNAIC is an emergency program launched by the federal government in 2012 in order to ensure that all children are illiterate until the age of eight. During the methodological approach we conducted a documentary research whose corpus consisted of notebooks PNAIC (2012). To substantiate the analysis took as a basis authors discussing literacy and literacy, including: Lemle (2009); Tfouni (2010); Soares (2010); and Carvalho (2004). On the analysis performed, it is perceivable that points to the need to develop reading practices from working with different genres. Thus, the teaching of reading literacy perspective in the cycle should consist in the context of literacy letrando.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Alfabetização.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).