Direito de aprendizagem do PNAIC: possibilidades de articulação entre alfabetização e letramento

Direito de aprendizagem do PNAIC: possibilidades de articulação entre alfabetização e letramento

Autor(a)
Oliveira, Neilde Pereira de.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
22/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
20
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo tem o objetivo analisar os direitos de aprendizagem do eixo leitura do programa Pacto Nacional Pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC), buscando perceber se os referidos direitos orientam o professor alfabetizador para uma  articulação entre alfabetização e letramento durante o ciclo de alfabetização das crianças de 6 a 8 anos. O PNAIC é um programa emergencial lançado pelo governo federal no ano de 2012  com o propósito de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Durante o percurso metodológico realizamos uma pesquisa documental, cujo corpus consistiu nos cadernos do PNAIC (2012). Para fundamentar a análise tomamos como base autores que discute alfabetização e letramento, dentre eles: Lemle (2009); Tfouni(2010);  Soares (2010); e, Carvalho (2004). Diante da análise realizada,  é percebível que  aponta para a necessidade do desenvolvimento de práticas de leitura a partir do trabalho com diferentes gêneros. Assim, a  perspectiva de ensino da leitura no ciclo de alfabetização deve   consistir no contexto de se alfabetizar letrando.

Abstract

This article aims to analyze the learning rights of reading axis of the National Pact program For literacy in Certain Age (PNAIC), seeking to understand whether those rights guide the teacher literacy for a link between literacy and literacy for children's literacy cycle 6 to 8 years. The PNAIC is an emergency program launched by the federal government in 2012 in order to ensure that all children are illiterate until the age of eight. During the methodological approach we conducted a documentary research whose corpus consisted of notebooks PNAIC (2012). To substantiate the analysis took as a basis authors discussing literacy and literacy, including: Lemle (2009); Tfouni (2010); Soares (2010); and Carvalho (2004). On the analysis performed, it is perceivable that points to the need to develop reading practices from working with different genres. Thus, the teaching of reading literacy perspective in the cycle should consist in the context of literacy letrando.

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Adriana Cavalcanti dos.
Banca Examinadora
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Palavras-chave
Letramento.
Alfabetização.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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