Alfabetizar até oito anos: concepções e perspectivas dos professores alfabetizadores do PNAIC

Alfabetizar até oito anos: concepções e perspectivas dos professores alfabetizadores do PNAIC

Autor(a)
Dantas, Maria Fabiana.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
29/08/2015
Curso/Outros
Esp. Alfabetização e Letramento
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções e perspectivas de professores da cidade de Batalha, localizada no Sertão alagoano, sobre o pacto nacional da alfabetização pela idade certa.  O PNAIC tem como principal meta alfabetizar todas as crianças até 08 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental I. Além de outras ações desenvolvidas, os professores participam da formação continuada com duração de 02 anos consecutivos, solidificando a qualificação dos profissionais para atuar nas turmas de alfabetização e assim possam garantir a alfabetização na idade certa. Nessa formação são trabalhados quatro eixos de atuação com materiais subsidiários durante todo o curso. Para realização desta pesquisa, foram entrevistados 15 (quinze) professores que participaram da formação do PNAIC, através de um questionário semiestruturado. Para ser garantido de fato o ciclo de alfabetização é necessário que o aluno durante os três anos de escolarização dominem habilidades básicas para fazer uso da leitura e escrita, assim possa estar alfabetizado. É de suma importância a participação familiar na educação das crianças no processo de alfabetização.

Abstract

This article aims to analyze the perceptions and perspectives of Battle of city teachers, located in Alagoas hinterland, on the national pact of literacy by certain age. The PNAIC's main goal alphabetize all children up to 08 years of age at the end of the third year of elementary school I. In addition to other actions taken, the teachers participate in continuing education lasting for 02 consecutive years, solidifying the qualification of professionals to work in literacy classes and thus can ensure literacy at the right age. This training are worked out four main areas of activity with subsidiary materials throughout the course. For this research, we interviewed fifteen (15) teachers who participated in the formation of PNAIC through a semi-structured questionnaire. To be guaranteed in fact the literacy cycle is necessary for the student during the three years of schooling master basic skills to make use of reading and writing, as well might be literate. It is extremely important to family participation in the education of children in the literacy process.

Orientador(a)
Dr.ª Leite, Camila Tavares.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Jair Barbosa da.
Dr.ª Lucente, Luciana.
Palavras-chave
Professor alfabetizador.
Alfabetização.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
194
Observações


Não foi possível exibir o PDF