Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos Português

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos Português

Autor(a)
Silva, Tais Barbosa da.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
19/05/2015
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
62
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de introduzir jogos, do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos Português, nas aulas de matemática, buscando proporcionar ao aluno, uma ferramenta que auxilia não só em um conteúdo específico, mas desenvolver habilidades essenciais para aprendizagem matemática, bem como o desenvolvimento estratégico do aluno. Além de provocar um interesse maior no aluno, o mesmo poderá, no decorrer do trabalho e posterior a ele, perceber a matemática como uma disciplina de grandes descobertas e que proporciona ao aluno importantes diversidades nas aulas, uma vez que muitos alunos participantes nunca tiveram a oportunidade de desenvolver trabalhos semelhantes. O referido trabalho foi realizado na Escola Estadual Professor José Moacir Teófilo, localizada em Arapiraca - Al, em uma turma de 2º ano do ensino médio, onde foi realizado o Campeonato de Jogos Matemáticos: Rastros e Ouri. Os jogos trabalhados objetivam, principalmente, em desenvolver pensamento estratégico bem como raciocínio lógico. O campeonato foi realizado nos seguintes procedimentos: primeiro momento foi apresentado o campeonato e como seria realizado na turma, no segundo momento os alunos confeccionaram os jogos, no terceiro momento a realização do campeonato e no quarto momento a análise de resultados do campeonato através de um questionário. A realização do campeonato superou todas as expectativas, desde os primeiros momentos, durante a confecção dos jogos, pela criatividade de cada equipe, até o momento da competição, onde todos participaram ativamente entendendo, assim, o campeonato como uma importante atividade para o desenvolvimento matemático.

Abstract

This work was developed with the aim of introducing games, the National Games Mathematicians Portuguese League, in math classes, seeking to provide the student, a tool that helps not only in a specific content but develop essential skills for learning mathematics as well as the strategic development of the student. In addition to causing a greater interest in the student, it may in the course of work and subsequent to it, realize mathematics as a discipline of great discoveries and provides the student with important differences in class, since many participating students have never had the opportunity to develop similar work. This work was carried out in the State School Professor José Moacir Theophilus, located in Arapiraca - Al, in a class of 2nd year of high school, which was held the Championship Games Mathematicians: Traces and Ouri. They worked the games aimed primarily at developing strategic thinking and logical reasoning. The championship was held in the following: first it was presented and how the championship would be held in the division for the second time students crafted games, the third moment of the championship and the fourth time the championship results analysis through a questionnaire. The completion of the championship has exceeded all expectations, from the first moments during the making of the game, the creativity of each team so far in the competition, where everyone participated actively understanding thus the championship as an important activity for the mathematical development.

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Me. Oliveira, Ornan Filipe de Araújo.
Palavras-chave
Desenvolvimento estratégico.
Aprendizagem.
Jogo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
218
Observações


Não foi possível exibir o PDF