Uso de recursos tecnológicos como auxílio no processo de ensino aprendizagem da matemática

Uso de recursos tecnológicos como auxílio no processo de ensino aprendizagem da matemática

Autor(a)
Santos, Cleysson dos .
<cleysson.cavalcante@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
13/02/2019
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
69
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A sociedade é tecnológica, de modo que não é mais possível pensar em educação sem a utilização das tecnologias. As ferramentas tecnológicas têm se tornado cada vez mais necessárias no ambiente escolar devido as inúmeras vantagens trazidas se usada de forma adequada e organizada pelo docente. Com o intuito de analisar o ensino de Matemática com tecnologias, o presente trabalho tem como objetivo investigar o uso de recursos tecnológicos pelos professores de matemática do Ensino Médio de Arapiraca como instrumentos de ensinoaprendizagem nas aulas. O presente trabalho tem abordagem quantitativa e o procedimento metodológico utilizado para coleta de dados foi um questionário com 14 questões fechadas para os docentes da matemática da rede pública e privada, aplicados no segundo semestre de 2018 em 5 escolas da cidade de Arapiraca. Os dados da pesquisa foram analisados por meio de estatística descritiva utilizando o Excel de Planilhas Eletrônicas para construção de tabelas e gráficos. Os resultados da pesquisa permitem inferir que os educadores possuem acesso e utilizam as tecnologias dentro e fora da escola, procurando sempre se atualizar diante das novidades tecnológicas, desse modo, tirando o maior proveito dos recursos. Dessa forma, a utilização de tecnologia pode deixar a aula mais dinâmica, fugindo das características tradicionais que desestimulam os alunos, desde que os professores estejam capacitados, evidenciando-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento quanto ao uso das tecnologias da Informação e Comunicação. Por fim, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada de maneira errada, e sim, sendo utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Abstract

Society is technological, so it is no longer possible to think about education without the use of technology. Technological tools have become increasingly necessary in the school environment due to the innumerable advantages brought in if properly used and organized by the teacher. In order to analyze the teaching of mathematics with technologies, the present work aims to investigate the use of technological resources by teachers of mathematics of the High School of Arapiraca as teaching-learning instruments in class. The present work has a quantitative approach and the methodological procedure used for data collection was a questionnaire with 14 closed questions for mathematics teachers in the public and private network, applied in the second half of 2018 in 5 schools in the city of Arapiraca. The data of the research were analyzed by means of descriptive statistics using the Excel of Electronic Spreadsheets for the construction of tables and graphs. The results of the research allow us to infer that educators have access to and use of the technologies inside and outside the school, always trying to keep abreast of technological innovations, thereby making the most of resources. In this way, the use of technology can make the class more dynamic, avoiding the traditional characteristics that discourage students, as long as the teachers are qualified, as well as the need for training and improvement in the use of information technologies and Communication. Finally, the use of technology alone does not represent a pedagogical change if it is used in the wrong way, but rather is used as mediation of learning to improve the teaching-learning process.

Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Coorientador(a)
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Matemática.
Recurso tecnológico.
Ensino e aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
331
Observações


Não foi possível exibir o PDF