Proposta de intervenção organizacional na Escola Jesus Redentor com o objetivo de efetivar a gestão democrática participativa através do envolvimento dos pais

Proposta de intervenção organizacional na Escola Jesus Redentor com o objetivo de efetivar a gestão democrática participativa através do envolvimento dos pais

Autor(a)
Alves, Josenilton Bispo.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
23/05/2015
Curso/Outros
Esp. Gestão Pública Municipal
Número de folhas
23
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A gestão democrática faz parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade. Na Escola Jesus Redentor a gestão democrática participativa foi implementada desde o ano de 2009, onde ocorreu a primeira eleição direta para a escolha de diretor e conselho escolar. Desde a implantação da gestão democrática e participativa na referida escola, verificase que há falta de participação efetiva por parte da comunidade (os pais dos alunos), em que é visível o desinteresse dos mesmos. Talvez essa falta de interesse possa estar relacionado a diversos fatores, como por exemplo, ao fato de que a maioria dos pais de alunos são de baixa renda, com baixa escolaridade, com pouco capital cultural não tendo condições de acompanhar de modo efetivo a vida escolar dos filhos, e por não conhecerem o que seja gestão democrática e participativa, entre outros motivos. A gestão democrática participativa na instituição em questão estabelecia o funcionamento através de reuniões mensais com todos os segmentos do conselho escolar, todos os pais de alunos, e toda a comunidade que tiver interesse em participar, podendo todos opinar, discutirem e dialogar com a comunidade escolar de forma que fiquem claro todas as decisões que serão desenvolvidas pela equipe diretiva e pedagógica, para a construção e avaliação dos projetos pedagógicos, para administração dos recursos da escola, por meio dos processos decisórios para efetivar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Mas a realidade do funcionamento do conselho escolar ocorre de forma precária devida à falta de participação efetiva dos pais, que pode ser causados por motivos além dos já citados anteriormente, pela presença do tráfico e uso de drogas no cotidiano dos pais de alunos. Percebe-se que a finalidade para a qual o conselho escolar objetiva alcançar não está ocorrendo na instituição objeto da intervenção, em que se verifica o não envolvimento e comprometimento pelos pais por causa da carência de participação efetiva nas decisões da escola, o que impossibilita o seu funcionamento de forma satisfatória para a finalidade a qual foi proposta desde sua implementação. O conselho escolar é um órgão colegiado, que possui atribuição de deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras da escola, desempenhando um papel importante em assegurar que toda a comunidade seja envolvida nas decisões importantes tomadas pela escola. 6 Desta forma, é fundamental a participação efetiva de todos, em especial dos pais, nas decisões da escola por meio do conselho escolar para a construção e formação de uma educação de qualidade, em que o trabalho participativo e a valorização de idéias novas sejam trazidos pela comunidade escolar e concretizados para o bom funcionamento e desenvolvimento das propostas a serem executadas.

Abstract

Democratic management is part of the struggle of educators and organized social movements in defence of a quality public education project. At Jesus Redentor School, participatory democratic management has been in place since 2009, when the first direct election was held to choose the principal and school council. Since the implementation of democratic and participatory management at this school, there has been a lack of effective participation on the part of the community (the students' parents), in which their lack of interest is visible. Perhaps this lack of interest is related to a number of factors, such as the fact that most of the students' parents are on low incomes, have little schooling, have little cultural capital and are unable to effectively monitor their children's school life, and because they don't know what democratic and participatory management is, among other reasons. Participatory democratic management at the institution in question was established through monthly meetings with all the segments of the school council, all the students' parents, and the entire community that has an interest in participating, with everyone being able to give their opinion, discuss and dialogue with the school community so that all the decisions that will be developed by the management and pedagogical team are clear, for the construction and evaluation of pedagogical projects, for the administration of school resources, through decision-making processes to improve the process.The school council is a collegiate body that is responsible for deliberating on the school's political-pedagogical, administrative and financial issues. It plays an important role in ensuring that the whole community is involved in the important decisions made by the school. 6 In this way, the effective participation of everyone, especially parents, in the school's decisions through the school council is fundamental for building and shaping a quality education, in which participatory work and the appreciation of new ideas are brought by the school community and put into practice for the proper functioning and development of the proposals to be implemented.

Orientador(a)
Dr. Finger, Andrew Beheregarai.
Banca Examinadora
Dr.ª Milito, Claudia Maria.
Chagas, Rosiane.
Palavras-chave
Intervenção organizacional.
Gestão participativa.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
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Observações

Texto em língua inglesa: Google Tradutor

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