Literatura de cordel: uma abordagem da variação linguística no âmbito escolar e sua inclusão como material didático

Literatura de cordel: uma abordagem da variação linguística no âmbito escolar e sua inclusão como material didático

Autor(a)
Lima, Thomaz Santos .
<thomlima18@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
21/03/2019
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
78
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A Literatura de Cordel é um tema que precisa ser tratado com mais frequência no âmbito acadêmico, devido à importância que esse gênero textual tem no convívio social, não apenas como obra literária, mas também como um instrumento para abordar adequadamente a variação linguística. Oportunizar maior aproximação dos alunos com esse gênero textual visa colaborar para o fortalecimento e a expressividade do cordel no âmbito escolar e social, ressaltando o valor cultural brasileiro e, consequentemente, sua importância para o povo nordestino. Nesta pesquisa, é apresentada uma abordagem teórica da variação linguística e sua aproximação com o gênero textual cordel em duas escolas do município de Penedo-AL, sendo uma escola da zona rural e outra da zona urbana. O objetivo é analisar o gênero textual cordel e buscar identificar o uso da língua falada e escrita do povo nordestino, com vistas a minimizar o preconceito linguístico, além de propor o uso desse gênero textual como um material didático. Para atingir os objetivos, utilizando metodologia de cunho qualitativo, apresentamos um breve histórico do gênero textual cordel no Brasil; apontamos questões relacionadas ao preconceito linguístico seja no âmbito social ou escolar e averiguamos os traços morfossintáticos e lexicais pertinentes ao gênero textual cordel, para, assim, propormos um novo olhar para o cordel como material didático numa relação de ensino/aprendizagem por meio de Sequências Didáticas.  A base teórica utilizada sobre literatura de cordel, variação linguística, gênero textual e sequências didáticas funda-se em autores como Maxado (1980), Tavares (2005), Marcuschi (2002), Bakhtin (2000), Labov (2008), Faraco (2008), BortoniRicardo (2004), Castilho (2002), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros que contribuíram para a realização das análises nos textos dos cordéis como também nos textos autênticos dos alunos ao longo da aplicação da Sequência Didática.

Abstract

The String Literature is a subject that needs to be treated more frequently in the academic field, due to its importance in social life as literature and as an important instrument for talking about linguistic variation. To promote the approximation between students and the string literature, as a text gender, aim to collaborate to its strengthening in the daily life and in the school, adding value to the Brazilian regional culture and, consequently to its importance to the Northeasters. In this research, is presented a theoretical approach of the linguistic variation and its approximation with the string literature in a rural school and in an urban school, both in Penedo-AL. The objective is to analyze the string literature as a genre and to identify the spoken and written language of the Northeaster people for to aim to minimize linguistic prejudice, besides to propose the use of this textual genre as didactic material. The qualitative-quantitative methodology was used to achieve the goals of the analysis, in which is presented a brief history of the string literature in Brazil; questions related to linguistic prejudice either in the social or school context point out; and the morphosyntactic and lexical traits pertinent to the textual genre are shown and from this to propose a new view at the gender as didactic material by using Didactic Sequences. The research is based on authors such as Maxado (1980), Tavares (2005), Marcuschi (2002), Bakhtin (2000), Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2005), Castilho (2002), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) among others.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Dr. Silva, Elias André da.
Palavras-chave
Material didático.
Preconceito linguístico.
Sequência didática.
Literatura de cordel.
Variação linguística.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
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