Práticas pedagógicas no ensino de química: contribuições para aprendizagem

Práticas pedagógicas no ensino de química: contribuições para aprendizagem

Autor(a)
Silva, Geanderson Lino da.
<ghean.quim_thalles@yahoo.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
11/04/2019
Curso/Outros
Química
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta monografia intitulada “Práticas Pedagógicas no Ensino de Química: Contribuições para aprendizagem” tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e o modo como elas interferem no processo de aprendizagem no ensino de química. A Pesquisa teve como campo a Escola Estadual Dom Constantino Lüers, situada no município de Campo Alegre - Alagoas, e o público alvo foram os alunos do 2º ano do Ensino Médio e os professores que lecionam a disciplina de Química. A pesquisa se deu da seguinte maneira: entrevistas e aplicação de questionário com alunos e professores e com a equipe gestora da escola: Direção e Coordenação. Ao realizar o estudo dos documentos e concepções presentes neste espaço educativo, afirma-se que o presente estudo pautou-se na abordagem qualitativa, com delineamento bibliográfico que orientou o referencial teórico e as inquietações deste estudo. A temática desta pesquisa, surgiu a partir de minhas inquietações por meio do meu primeiro contato com as disciplinas pedagógicas do curso, onde pude perceber a importância do ensinar e como ensinar. O caminho metodológico deste trabalho segue a redução fenomenológica, que segundo Bicudo (1989) parte da compreensão do viver, relacionado as percepções dos sujeitos. Para a organização das ideias presentes nesse trabalho, fez-se necessário as obras de Zabala (1998), que define práticas pedagógicas como processo teórico e metodológico, no qual se faz necessária a dicotomia teoria-prática. Discute-se também, no recorrente trabalho, a questão da aprendizagem significativa, na qual se apresentam as ideias de Ausubel (1976), em que o conhecimento prévio do aluno é um norte para a aprendizagem. Também faço referência ao ensino de química através de citações e considerações de Silva (2013), este retrata que a ausência de afinidade dos discentes pela disciplina com o passar do tempo está crescendo pelo fato do ensino dessa disciplina está muito defasado ou inadequado. Além dessas concepções acima citadas, outros autores também contribuíram para a realização desta pesquisa.

Abstract

This monograph entitled "Pedagogical Practices in Teaching Chemistry: Contributions to Meaningful Learning" aims to analyze pedagogical practices and how they interfere in the learning process in chemistry teaching. The research was conducted by the Dom Constantino Lüers State School, located in the municipality of Campo Alegre - Alagoas, with high school students and professors who teach the Chemistry discipline. Application of a questionnaire with students and teachers and with the management team of the school: Direction and Coordination. In carrying out the study of the documents and conceptions present in this educational space, we conclude that the present study was based on the qualitative approach, with a bibliographic delineation that guided the theoretical reference and the restlessness of this study. The theme of this research arose from my concerns through my first contact with the pedagogical disciplines of the course, where I was able to perceive the importance of teaching and how to teach. The methodological path of this work follows the phenomenological reduction, which according to Bicudo (1989) starts from the understanding of living, related to the subjects' perceptions. For the organization of the ideas present in this work, it was necessary the works of Zabala (1998), which defines pedagogical practices as a theoretical and methodological process, in which the theory-practice dichotomy is necessary. The question of meaningful learning, in which the ideas of Ausubel (1976) are presented, in which the prior knowledge of the student is a learning north. We also refer to the teaching of chemistry through quotes and considerations of Silva (2013), this portrays that the lack of affinity of the students for the discipline over time is growing because the teaching of this discipline is too outdated or inadequate. Besides these conceptions mentioned above, other authors also contributed to the realization of this research.

Orientador(a)
Me. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Banca Examinadora
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Palavras-chave
Ensino de química.
Práticas pedagógicas.
Química - Aprendizagem.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
233
Observações


Não foi possível exibir o PDF