Epilinguística e ensino de língua portuguesa como língua materna
Epilinguística e ensino de língua portuguesa como língua materna
<alex.ranniere@gmail.com>
Este trabalho discute o papel do epilinguismo em livros didáticos, analisando sua implicação na concretização de um ensino profícuo de Língua Portuguesa como língua materna. Sabemos que, além das atividades tidas como epilinguísticas, como definiu Geraldi (1997), existem as atividades linguísticas e as metalinguísticas. Porém, nosso propósito nesta pesquisa é trazer ao mundo acadêmico mais uma discussão sobre as atividades epilinguísticas no contexto escolar. Como nosso objetivo geral é refletir sobre essas atividades, a partir da sua incidência em livros didáticos, e sua importância para a ampliação da competência linguística dos alunos em favor da variedade padrão, o modelo de pesquisa que se adota para a realização de tal ato é o qualitativo-interpretativo. Nosso trabalho apoia-se em teóricos como Bortoni-Ricardo e Machado (2013), Bagno (2013), Rojo (2003), Franchi (2006), entre outros. Os resultados descortinam uma realidade já esperada: embora os três tipos de atividades sejam contemplados na coleção analisada, há incidência maior de atividades metalinguísticas.
This paper discusses the role of epilinguism in textbooks, analyzing its implication in the concretization of a proficient teaching of Portuguese as its mother tongue. We know that, in addition to the activities considered as epilingual, as defined by Geraldi (1997), there are linguistic and metalinguistics activities. However, our purpose in this research is to bring to the academic world another discussion about epilingual activities in the school context. As our general objective is to reflect on these activities, based on their incidence in textbooks, and their importance for the expansion of the students' linguistic competence in favor of the standard variety, the research model adopted to carry out such an act is the qualitativeinterpretative. Our work is supported by theoreticians such as Bortoni-Ricardo and Machado (2013), Bagno (2013), Rojo (2003), Franchi (2006), among others. The results reveal an already expected reality: although the three types of activities are contemplated in the analyzed collection, there is a greater incidence of metalinguistic activities.
Dr. Silva, Elias André da.
Atividades epilinguísticas.
Atividades metalinguísticas.
Atividades linguísticas.