Arquitetando o saber: proposta arquitetônica de um Centro de Educação Infantil para o conjunto de habitação social Residencial Agreste

Arquitetando o saber: proposta arquitetônica de um Centro de Educação Infantil para o conjunto de habitação social Residencial Agreste

Autor(a)
Silva, Chaiane Silvestre da.
<chaine. silvestre@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
25/02/2019
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
82
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

As creches surgiram da necessidade dos pais que trabalham durante o dia e que precisam de um lugar no qual possa oferecer segurança e cuidado aos seus filhos. Este Trabalho de Conclusão de curso corresponde ao desenvolvimento do Anteprojeto Arquitetônico de um Centro de Educação Infantil localizada no conjunto habitacional Agreste em Arapiraca/AL, enquadrada no sistema de ensino público e tendo como público-alvo crianças de 0 a 5 anos de idade. O desenvolvimento da proposta deu-se através de estudo teórico acerca da criança, seu desenvolvimento e necessidades. Além disso, foram realizadas visitas de campo em instituições de ensino infantil do município de Arapiraca com o objetivo de entender o ambiente e funcionamento das mesmas.E ainda, análise do terreno de implantação da proposta e condicionantes legais para viabilizar o desenvolvimento da proposta arquitetônica aqui apresentada, que procurou, sobretudo, oferecer aos seus usuários, um ambiente seguro, confortável e adequado ao público infantil.

Abstract

Daycare centers have emerged from the need of parents who work during the day and who need a place where they can provide safety and care for their children. This Course Completion Work corresponds to the development of the Preliminary Architectural Project of a Center for Early Childhood Education located in the Agreste housing complex in Arapiraca/AL, framed in the public education system and targeting children from 0 to 5 years of age. The development of the proposal occurred through a theoretical study about the child, its development and needs. In addition, field visits were made to children's education institutions in the city of Arapiraca, with the objective of understanding the environment and their functioning. Also, analysis of the field of implementation of the proposal and legal constraints to enable the development of the architectural proposal presented here, which sought, above all, to offer its users a safe, comfortable and appropriate environment for children.

Orientador(a)
Dr. Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues.
Banca Examinadora
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Dr.ª Sarmento, Thaisa Francis Cesar Sampaio.
Palavras-chave
Arquitetura escolar.
Creche.
Criança.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
282
Observações

Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 25 abr. 2020.

Liberado em 21 dez. 2022. Conforme Termo de Autorização para publicações.

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