Arquitetando o saber: proposta arquitetônica de um Centro de Educação Infantil para o conjunto de habitação social Residencial Agreste
Arquitetando o saber: proposta arquitetônica de um Centro de Educação Infantil para o conjunto de habitação social Residencial Agreste
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As creches surgiram da necessidade dos pais que trabalham durante o dia e que precisam de um lugar no qual possa oferecer segurança e cuidado aos seus filhos. Este Trabalho de Conclusão de curso corresponde ao desenvolvimento do Anteprojeto Arquitetônico de um Centro de Educação Infantil localizada no conjunto habitacional Agreste em Arapiraca/AL, enquadrada no sistema de ensino público e tendo como público-alvo crianças de 0 a 5 anos de idade. O desenvolvimento da proposta deu-se através de estudo teórico acerca da criança, seu desenvolvimento e necessidades. Além disso, foram realizadas visitas de campo em instituições de ensino infantil do município de Arapiraca com o objetivo de entender o ambiente e funcionamento das mesmas.E ainda, análise do terreno de implantação da proposta e condicionantes legais para viabilizar o desenvolvimento da proposta arquitetônica aqui apresentada, que procurou, sobretudo, oferecer aos seus usuários, um ambiente seguro, confortável e adequado ao público infantil.
Daycare centers have emerged from the need of parents who work during the day and who need a place where they can provide safety and care for their children. This Course Completion Work corresponds to the development of the Preliminary Architectural Project of a Center for Early Childhood Education located in the Agreste housing complex in Arapiraca/AL, framed in the public education system and targeting children from 0 to 5 years of age. The development of the proposal occurred through a theoretical study about the child, its development and needs. In addition, field visits were made to children's education institutions in the city of Arapiraca, with the objective of understanding the environment and their functioning. Also, analysis of the field of implementation of the proposal and legal constraints to enable the development of the architectural proposal presented here, which sought, above all, to offer its users a safe, comfortable and appropriate environment for children.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Dr.ª Sarmento, Thaisa Francis Cesar Sampaio.
Creche.
Criança.
Acesso restrito solicitado pela autora. Provável liberação em 25 abr. 2020.
Liberado em 21 dez. 2022. Conforme Termo de Autorização para publicações.