Geometria espacial: análise do livro didático com base nos estudos sobre a Teoria dos registros de apresentação semiótica
Geometria espacial: análise do livro didático com base nos estudos sobre a Teoria dos registros de apresentação semiótica
<anapaula.apfl@outlook.com>
O presente trabalho apresenta uma análise do conteúdo de Geometria Espacial de livro didático de matemática. O objetivo do trabalho é a partir da teoria dos Registros de Representação Semiótica, abordada por Reymond Durval, no que diz respeito à geometria, analisar quais especificidades da teoria são abordadas nos livros didáticos analisados. Uma questão que se busca estudar é quanto o conteúdo de Geometria espacial abordado no livro didático contempla aspectos da Teoria de Representação Semiótica. Como base para o trabalho buscamos pesquisar sobre o ensino de matemática no Brasil desde o Brasil colonial (1500-1822) até o Movimento da Matemática Moderna onde tivemos as maiores mudanças. Como faremos análise de livro didático, o estudo aborda a história do programa de livro e busca em documentos importantes para o ensino tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Guia de Livro Didático, respostas sobre o uso do livro e sua importância para o ensino e aprendizagem. A fundamentação teórica, é baseada em estudos de Reimond Durval sobre a teoria, e análise de alguns trabalhos voltados ao estudo da Geometria com base na Teoria de Representação Semiótica. Na análise dos livros buscou-se descrever sob o olhar da teoria o que se passa em cada conteúdo de geometria abordado. Por fim, nas considerações finais analisamos tudo o que coletamos nos exemplares buscando identificar pontos positivos na abordagem do conteúdo e pontos em que há a falta elementos que, se acordo com a teoria, é importante para a aprendizagem do indivíduo.
The present work presents an analysis of the contents of Spatial Geometry of didactic textbook of mathematics. The objective of the work is to look at the theory of Registers of Semiotic Representation, addressed by Reymond Durval, regarding geometry and analyze what specificities of the theory are addressed in the textbooks analyzed. One question that we seek to study is how much of the content of Spatial Geometry addressed in the textbook contemplates aspects of the Theory of Semiotic Representation. As a basis for this work we seek to research on the teaching of mathematics in Brazil from colonial Brazil (1500-1822) to the Modern Mathematics Movement where we had the greatest changes. As we will do analysis of textbook we go a little through the history of the book program and we look for important documents for teaching National Curriculum Parameters, Guide of Didactic Book search answer on the use of the book and its importance for teaching and learning. As a theoretical basis, we use Reimond Durval's studies on the theory, and analysis of some works aimed at the study of Geometry based on Semiotic Representation Theory. In the analysis of the books he sought to describe under the gaze of theory what happens in each content of geometry addressed. Finally, in the final considerations, we analyze everything we collect in the copies, seeking to identify positive points in the content approach and points where there is a lack of elements whose theory is important for the individual's learning.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Ensino de geometria.
Representação semiótica.
Geometria espacial.