Modelos didáticos para o ensino de micologia: saindo do microscópico para o macroscópico.

Modelos didáticos para o ensino de micologia: saindo do microscópico para o macroscópico.

Autor(a)
Neves, Janecléia Ribeiro das.
Ano de publicação
2018
Data da defesa
25/10/2018
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
47
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Os microrganismos, em destaque os fungos, são seres que para serem estudados necessitam do auxílio do microscópio. Por isso, às vezes, nas aulas de Ciências o conteúdo é mediado de maneira superficial, sem destacar os seus diferentes conectivos com o cotidiano. Neste trabalho, é apresentada uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Penedo/AL. Com a finalidade de propor uma abordagem lúdica para o ensino da Micologia, de forma que os estudantes possam compreender a relevância desses microrganismos fazendo uma relação entre os conteúdos descritos no livro didático de Ciências e o seu cotidiano. A mesma foi denominada: Saindo do Microscópico para o Macroscópico. Foram utilizadas fichas com o objetivo de reconhecer as principais características dos fungos por meio de diferentes espécies. E também massinha de modelar para que as estruturas microscópicas fossem modeladas. Como resultado, esses recursos contribuíram para entender a importância dos fungos em três diferentes áreas: alimentícia, médica e ecológica, com enfoque no controle biológico de pragas. Foram demostrados por meio do preenchimento das respostas nas fichas e da identificação das estruturas na modelagem, as associações entre estrutura e função. Assim, este estudo sugere que a modelagem de estruturas fúngicas é uma ferramenta lúdica eficaz para o ensino de micologia.

Abstract

The microorganisms, in highlight the fungi, are beings that to be studied need the aid of the microscope. Therefore, sometimes in science classes content is mediated superficially, without highlighting its different connectives with everyday life. In this work, an activity was presented that was developed in a class of the 7th grade of Elementary School of a public school in Penedo / AL. With the purpose of proposing a playful approach to the teaching of Mycology, so that the students can understand the relevance of these microorganisms by making a relation between the contents described in the didactic book of Sciences and their daily life. It was named: Leaving the Microscopic to the Macroscopic. Plates were used to recognize the main characteristics of fungi through different species. And also modeling clay for microscopic structures to be modeled. As a result, these resources contributed to understand the importance of fungi in three different areas: food, medical and ecological, with a focus on the biological control of pests. They were demonstrated by filling the answers in the charts and the identification of the structures in the modeling, the associations between structure and function. Thus, this study suggests that the modeling of fungal structures is an effective playful tool for the teaching of mycology.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Ana Paula de Almeida Portela da.
Coorientador(a)
Dr.ª Santos, Janayna Paula Lima de Souza.
Banca Examinadora
Dr.ª Porto, Camila Souza.
Dr.ª Mota, Maria Danielle Araújo.
Palavras-chave
Material didático.
Ciências - Ensino fundamental.
Micologia - Biologia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
621
Observações


Não foi possível exibir o PDF