A relevância de se discutir fungos entomopatogênicos como agentes de controle biológico – na turma da EJA de uma escola pública de Igreja Nova, Alagoas.
A relevância de se discutir fungos entomopatogênicos como agentes de controle biológico – na turma da EJA de uma escola pública de Igreja Nova, Alagoas.
O público de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é eminentemente trabalhadores. Alguns destes, são produtores rurais da região Alagoana, que tem seu cultivo prejudicado com a proliferação de insetos-praga. O uso do controle biológico com fungos entomopatogênicos é visto como uma forma alternativa para o controle destas pragas, diminuindo o uso de inseticidas químicos, os impactos ambientais e melhorando a qualidade de vida. Dessa forma, este trabalho foi desenvolvido com estudantes trabalhadores rurais que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de rede pública, situada na cidade de Igreja Nova/Alagoas. Teve como objetivo principal auxiliar os estudantes da EJA a ampliarem seus conhecimentos sobre o Reino dos Fungos, em especial os fungos entomopatogênicos, utilizados no controle biológico. Como metodologia, foi proposto um trabalho interventivo no contexto da sala de aula da EJA. Os conteúdos foram desenvolvidos com aulas expositivas, teóricas e dialogicidade. Essas atividades demonstraram a relevância do ensino de Ciências na EJA correlacionado com a vivência dos educandos.
The student audience of Youth and Adult Education (YAE) is eminently hardworking. Some of these are rural producers in the Alagoas region, whose crop has been hampered by the proliferation of insect pests. The use of biological control with entomopathogenic fungi is seen as an alternative way to control these pests, reducing the use of chemical insecticides, environmental impacts and improving the quality of life. Thus, this work was developed with rural workers students who are part of the Education of Young and Adults (YAE) in a public school, located in the city of Nova Church / Alagoas. Its main objective was to help students of YAE to increase their knowledge about the Kingdom of Fungi, especially the entomopathogenic fungi used in biological control. As a methodology, an intervention was proposed in the context of the EJA classroom. The contents were developed with lectures, lectures and dialogue. These activities demonstrated the relevance of Science teaching in YAE correlated with the students' experience.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Ciências - Ensino - Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Fungos.
Igreja Nova (AL).