Construindo um livreto informativo sobre micologia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Penedo/AL.

Construindo um livreto informativo sobre micologia com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Penedo/AL.

Autor(a)
Santos, Lyvia Barreto .
Ano de publicação
2018
Data da defesa
25/10/2018
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
55
Tipo
Monografia
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada numa escola pública do município de Penedo-AL em uma turma do 7º ano. Nele foi proposta uma ação educativa baseando-se na abordagem do Livro Didático de ciências sobre Micologia e no Programa de Iniciação Científica, desenvolvido na UFAL/U.E Penedo, que busca aprofundar o conhecimento a respeito do Controle Biológico de pragas por fungos entomopatogênicos. Nesse sentido, a partir de discussões, reflexões e contextualização da realidade local com o pensamento científico, foi obtido como produto final um livreto informativo com o tema: “Controle Biológico de pragas utilizando fungos entomopatogênicos”. Assim, a partir de uma metodologia baseada na pesquisa colaborativa, esse estudo foi realizado em quatro etapas: a primeira consistiu na discussão e mediação de informações sobre os fungos de modo geral, os fungos entomopatogênicos e o Controle Biológico de pragas através de uma aula expositiva de caráter dialógico; a segunda compreendeu a construção de pequenos textos e ilustrações pelos estudantes a respeito do tema; na terceira etapa, ocorreu a revisão dos textos e aperfeiçoamento das ilustrações do conteúdo; e na quarta, foi feita a organização e montagem para construção do livreto. Posteriormente, o livreto será publicado e divulgado na rede pública de ensino do município de Penedo. Como resultados, foi possível perceber que com a ação educativa e construção desse material, os estudantes compreenderam a composição do Reino Fungi, com ênfase nos fungos entomopatogênicos e sua aplicação no controle biológico de pragas; além disso, os mesmos interagiram e ampliaram o conhecimento que o livro didático de Ciências trazia sobre o ensino de micologia. Deste modo, a atividade possibilitou a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população, visto que a comunidade onde a escola está inserida vive predominantemente da agricultura, além da mediação do pensamento científico em sala de aula.

Abstract

The present work deals with a research carried out in a public school of the municipality of Penedo-AL in a class of the 7th year. It was proposed an educational action based on the approach of the Science Didactic Book on Mycology and the Scientific Initiation Program, developed at UFAL / U.E Penedo, which seeks to deepen the knowledge about the Biological Control of pests by entomopathogenic fungi. In this sense, based on discussions, reflections and contextualization of local reality with scientific thinking, an informative booklet was obtained entomopathogenic fungi". Thus, based on a methodology based on collaborative research, this study was carried out in four stages: the first consisted in the discussion and mediation of information on fungi in general, entomopathogenic fungi and Biological Control of pests through an expositive class of dialogical character; the second included the construction of small texts and illustrations by the students on the subject; in the third stage, the revision of the texts and improvement of the illustrations of the content took place; and in the fourth, the organization and assembly for the construction of the booklet was done. Subsequently, the booklet will be published and disseminated in the public education network of the municipality of Penedo. As a result, it was possible to perceive that with the educational action and construction of this material, the students understood the composition of the Fungi Kingdom, with emphasis on the entomopathogenic fungi and its application in the biological control of pests; in addition, they interacted and extended the knowledge that the didactic book of Sciences had on the teaching of mycology. In this way, the activity made possible the promotion of health and the improvement of the quality of life of the population, since the community where the school is located lives predominantly from agriculture, as well as the mediation of scientific thinking in the classroom.

Orientador(a)
Santos , Paula Lima de Souza.
Coorientador(a)
Santos, Janayna Paula Lima de Souza.
Banca Examinadora
Dr.ª Porto, Camila Souza.
Dr.ª Mota, Maria Danielle Araújo.
Palavras-chave
Material didático.
Ciências - Ensino fundamental.
Micologia - Biologia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
309
Observações


Não foi possível exibir o PDF