Proposta arquitetônica de uma creche para a cidade de Campo Grande - AL

Proposta arquitetônica de uma creche para a cidade de Campo Grande - AL

Autor(a)
Santos, Fernando Lima dos .
<fernandolima.arquitetura@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
01/08/2018
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
62
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Na atual conjuntura, as mudanças socioeconômicas e culturais, os hábitos e costumes familiares, trazidos pela industrialização, urbanização e inserção na mulher no mercado de trabalho, tem transformado os papeis tradicionais dentro dos lares. Deu o surgimento das creches como instituições educacionais que tem como principal função o acolhimento da criança de zero a seis anos. Surgiram no século XIX na Europa, e tinham como objetivo o atendimento dos filhos das trabalhadoras. Este trabalho tem como objetivo principal, a elaboração de um projeto de uma creche para a cidade de Campo Grande – AL, que por sua vez é uma região carente desse tipo de equipamento urbano, projeto este baseado na pedagogia construtivista. No construtivismo educacional o aluno é quem atuará como fator principal de aprendizagem e não mais o professor, ele ditará sua forma e seu tempo de aprendizagem conforme suas necessidades e meio social, construindo assim seu conhecimento e desenvolvendo seu pensamento e inteligência, ao professor cabe instruir, instigar e acompanhar este processo de evolução. O trabalho consistiu numa análise qualitativa do espaço físico necessário para a Creche Infantil na cidade de Campo Grande, e os procedimentos abordados resumem-se em três etapas: pesquisas, estudo preliminar e anteprojeto. Desta forma, foi pensando um ambiente que propusesse lazer, bem-estar, acessibilidade, segurança, e acima de tudo um ambiente estimulante e criativo, dando prioridade aos espaços externos, e a organização das salas de aulas.

Abstract

At the current juncture, the socioeconomic and cultural changes, the family habits and customs, brought by the industrialization, urbanization and insertion of the women in the labor market have transformed the traditional roles within households. It caused the emergence of the nursery as educational institutions whose main function is to receive the child from zero to six years. They emerged in the nineteenth century in Europe, and aimed at the care of the children of the workers woman. This work has as main objective, the elaboration of a nursery project for the city of Campo Grande - AL, which in turn is a region lacking this kind of urban equipment, a project based on Constructivist Pedagogy. In educational constructivism is the student that will act as the main learning factor and no longer the teacher, he will dictate his form and his learning time according to his needs and social environment, building his knowledge and developing his thinking and intelligence. And to the teacher is instructed to instigate and follow this process of evolution. The search consisted of a qualitative analysis of the physical space necessary for the nursery in the city of Campo Grande, and the procedures covered are summarized in three stages: research, preliminary study and preliminary design. In this way, it was thinking an environment that proposed leisure as well -establishment, accessibility, safety and above all, a stimulating and creative environment, giving priority to the spaces to the external spaces, and the organization of the classrooms.

Orientador(a)
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Banca Examinadora
Me. Santos, Edler Oliveira.
Dr. Cavalcanti, Fernando Antonio de Melo Sá.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Palavras-chave
Arquitetura escolar.
Creche.
Construtivismo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
291
Observações


Não foi possível exibir o PDF

Não foi possível exibir o PDF

Não foi possível exibir o PDF

Não foi possível exibir o PDF

Não foi possível exibir o PDF