Aplicação de uma sequência didática sobre a química da gasolina

Aplicação de uma sequência didática sobre a química da gasolina

Autor(a)
Barbosa, Deissynara da Silva Caetano.
<deissynaraufal@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
23/05/2019
Curso/Outros
Química
Número de folhas
76
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da aplicação de uma sequência didática para o Ensino Médio (EM) sobre a química da gasolina, com intuito de aprofundar o estudo químico da gasolina, trazendo a atenção do aluno do olhar macro ao micro, a fim de destrinchar a amplitude de conhecimentos que o tema sugerido aborda, por meio de uma sequência de diferentes atividades. Para isso, se fez necessário o seguinte questionamento: Qual é a importância da aplicação de uma Sequência Didática no Ensino da Química da gasolina? Este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e para a coleta dos dados foi utilizada a metodologia de Sequência Didática dividida em quatro momentos:  1. Questionário inicial (pré-teste); 2. Exposição do conteúdo através de slides e vídeos; 3. Experimento; e 4. Questionário final. A investigação foi realizada numa turma da 3º série do Ensino Médio, composta por 40 alunos de uma Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de Craíbas/AL. Utilizamos como principais aportes teóricos, Mantovani (2015), que aponta a importância da aplicação de uma Sequência Didática (SD) como prática educativa; os PCNEM (Brasil, 2002), documentos oficiais que regem a educação no que diz respeito ao transpor o método de ensino tradicionalista,  atribuindo novas didáticas de ensino que atendam a necessidade do aluno contemporâneo; Francisco Jr e Oliveira (2011) em que aborda a importância do uso de diferentes recursos didáticos como métodos alternativos para o ensino. Diante disso, foi possível constatar que o ensino contextualizado aproxima o aluno do conhecimento científico compreendendo suas necessidades para o uso do conhecimento cotidiano. Ademais, podemos verificar, através do questionário pós-SD, que a aplicação da Sequência Didática (SD) trouxe resultados significativos para a pesquisa, quanto ao desempenho percentual dos alunos em afinidade com as atividades propostas na SD o qual estimou-se em 90% de aproveitamento.

Abstract

The present research has as general objective to analyze the importance of the application of a didactic sequence for High School (EM) on the chemistry of gasoline, with the purpose of deepening the chemical study of gasoline, bringing the attention of the student from the macro look to the micro, in order to disentangle the breadth of knowledge that the suggested theme addresses through a sequence of different activities. For this, the following question was necessary: What is the importance of the application of a Didactic Sequence in the Teaching of Chemistry of gasoline? This work presents a qualitative approach and for the data collection was used the methodology of Didactic Sequence divided into four moments: 1. Initial questionnaire (pre-test); 2. Exposing content through slides and videos; 3. Experiment; and 4. Final questionnaire. The investigation was carried out in a class of the 3rd grade of High School, composed of 40 students of a State School Nossa Senhora da Conceição, located in the municipality of Craíbas / AL. We use as main theoretical contributions, Mantovani (2015), which points out the importance of the application of a Didactic Sequence (SD) as an educational practice; the PCNEM (Brazil, 2002), official documents that govern education in regard to transposing the traditional teaching method, assigning new teaching didactics that meet the needs of the contemporary student; Francisco Jr e Oliveira (2011) in which he approaches the importance of using different didactic resources as alternative methods for teaching. Given this, it was possible to verify that the contextualized teaching approaches the student of the scientific knowledge understanding their needs for the use of the daily knowledge. In addition, we can verify, through the post-SD questionnaire, that the application of the didactic sequence (SD) brought significant results for the research, regarding the percentage performance of the students in affinity with the activities proposed in the SD, which was estimated in 90% of utilization.

Orientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Me. Silva, Cristiano Marinho da.
Dr.ª Silva, Thaissa Lúcio.
Palavras-chave
Ensino de química.
Sequência didática.
Gasolina.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
231
Observações


Não foi possível exibir o PDF