A abordagem da oralidade e escrita no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas contribuições para o ensino
A abordagem da oralidade e escrita no Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas contribuições para o ensino
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O presente trabalho analisa a abordagem da oralidade e escrita no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2012), especificamente no caderno de número 5 (cinco) intitulado: A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização (2015) e suas contribuições para o ensino. Na construção do conhecimento do trabalho docente foram promovidos diálogos com Alves (1999); Gatti (2008); Imbernón (2010); Kleiman (1995), Perrenoud (2007), Soares (2005), Zeichner (1993), entre outros autores. Para desenvolver o trabalho adotamos a pesquisa qualitativa através da análise documental. Neste percurso, foram realizados estudos a fim de conhecer a temática do letramento abordada pelo Pacto e suas significativas relações com a oralidade e escrita no processo de alfabetização de crianças inseridas no Ensino Fundamental dos anos iniciais. A partir da necessidade de os professores alfabetizações estarem sendo formados pelo programa em que é o primeiro eixo a ser seguido, percebemos a grande relevância do PNAIC que assume roupagem de formação continuada, contribuindo como arcabouço teórico para com o professor que está atuante do ciclo de alfabetização.
The present work analyzes the approach of orality and writing in the National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC (2012), specifically in the notebook number 5 (five) entitled: Orality, reading and writing in the literacy cycle (2015) and their contributions to teaching. In the construction of the knowledge of the teaching work, dialogues were promoted with Alves (1999); Gatti (2008); Imbernón (2010); Kleiman (1995), Perrenoud (2007), Soares (2005), Zeichner (1993), among other authors. To develop the work, we adopted qualitative research through documentary analysis. In this course, studies were carried out in order to learn about the themes of literacy addressed by the Pact and its significant relationships with orality and writing in the literacy process of children enrolled in elementary school in the initial years. Based on the need for literacy teachers to be formed by the program in which it is the first axis to be followed, we perceive the great relevance of the PNAIC, which assumes a continuous training, contributing as a theoretical framework to the teacher who is active in the cycle of literacy.
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Oralidade.
Ensino.