Influência da turnê guiada sobre o repertório de plantas conhecidas por alunos de uma escola no município de Girau do Ponciano - Alagoas, Brasil

Influência da turnê guiada sobre o repertório de plantas conhecidas por alunos de uma escola no município de Girau do Ponciano - Alagoas, Brasil

Autor(a)
Moura, Michaell Silva.
<michaellmoura2012@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
27/04/2019
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
63
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O Brasil possui uma grande riqueza em termos de diversidade cultural e étnica que resultou em um armazenamento considerável de conhecimentos e tecnologias tradicionais, transmitidos de geração para geração, no entanto com o crescimento populacional e o desenvolvimento tecnológico o êxodo rural tem aparecido como principal fator de desorganização e erosão do conhecimento sobre o modo de viver na área rural. Este trabalho objetivou verificar a influência de uma turnê guiada no conhecimento de alunos do ensino fundamental II sobre a vegetação local, no que diz respeito à noção de uso das plantas das suas várias maneiras. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Dom Helder Câmara localizada no Assentamento Dom Helder Câmara (Rendeiras) com 121 alunos. O Assentamento Rendeira é o maior assentamento do estado de Alagoas em termos de território com mais de 4 mil hectares, está situado na zona rural de Girau do Ponciano - AL e inserido no ecossistema de caatinga. Foi realizado um levantamento das plantas conhecidas pelos alunos, por meio da técnica de lista livre. Em seguida os alunos foram conduzidos em uma turnê guiada pela vegetação nas proximidades da escola. Após a turnê guiada foi realizado um novo levantamento por meio da técnica de lista livre. Posteriormente foi realizada uma comparação da lista livre pré-turnê guiada com uma lista livre pós-turnê guiada. Os dados coletados foram inseridos e tabulados no programa Microsoft Excel, versão 2010. A comparação do conhecimento etnobotânico entre indivíduos do sexo masculino e feminino foi realizada através do teste de Mann-Whitney, para gerar tabelas e gráficos. utilizando o software BioStat. Estes dados foram também trabalhados no Software Anthropac 1.0, que calcula o somatório de saliência das espécies em comum de todas as listas livres e o valor médio de saliência da totalidade dos dados. Foram registradas poucas diferenças em relação às espécies mais citadas pelos alunos antes e depois da turnê guiada, na qual a Catingueira (Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P. Queiroz), Mandacarú (Cereus jamacaru DC.), Juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.) e Jurema (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) se apresentaram entre as plantas mais citadas em ambas as listas. Estatisticamente falando, observa se que há uma diferença significativa entre o número de citações realizadas pelos alunos antes e depois da turnê (P > 0,0001). O presente estudo mostrou que a turnê guiada influenciou positivamente o conhecimento dos estudantes sobre a vegetação local, demonstrando que esta técnica pode ser utilizada para maximizar o conhecimento já agregado pela população local e de certa forma frear o avanço da erosão do conhecimento.  

  

 

Abstract

Brazil has a great richness in terms of cultural and ethnic diversity that has resulted in a considerable storage of traditional knowledge and technologies, transmitted from generation to generation, however with population growth and Technological development, the rural exodus has appeared as the main factor of disorganization and erosion of knowledge about the way of living in rural areas. This study aimed to verify the influence of a guided tour in the knowledge of elementary school students II on the local vegetation, with regard to the notion of use of plants in their various ways. The present work was developed in the Municipal School of Basic Education Dom Helder Câmara located in the Settlement Dom Helder Câmara (Renesses) with 121 students. The Rendeira Settlement is the largest settlement of the state of Alagoas in terms of territory with more than 4000 hectares, is situated in the rural area of Girau do Ponciano-AL and inserted in the ecosystem of Caatinga. A survey of the plants known by the students Was carried out using the free list technique. Then the students were led on a tour guided by the vegetation near the school. After The guided tour, a new survey was carried out using the free list technique. Subsequently was performed a comparison of the free pre-tour guided list with a free post-guided tour list. The collected data were inserted and tabulated in the program Microsoft Excel, version 2010. The comparison of ethnobotanical knowledge among male and female individuals was performed using the Mann-Whitney test to generate tables and graphs. Using the BioStat software. These data were also worked in the ANTHROPAC 1.0 Software, which calculates the sum of the boss of the common species of all free lists and the average value of overhang of the entire data. Few differences Were recorded in relation to the species most cited by the students before and after the guided tour, in which the Catingueira (Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P. Queiroz), Mandacarú (Cereus Jamacaru DC.), Juazeiro (Ziziphus Joazeiro Mart.) and Jurema (Mimosa Tenuiflora (Willd.) Poir.) Presented among the most cited plants in both lists. Statistically speaking, it is observed that there is a significant difference between the number of citations made by the students before and after the tour (P > 0.0001). The present study showed that the guided tour positively influenced the knowledge of the students about the local vegetation, demonstrating that this technique can be used to maximize the knowledge already aggregated by the local population and in a certain way to curb the Advancing knowledge erosion.E

Orientador(a)
Dr. Silva, Henrique Costa Hermenegildo da.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Daniele Cristina de Oliveira Lima da.
Ma. Vieira, Jadla Higino.
Palavras-chave
Etnobotânica.
Estudantes rurais.
Conhecimento ecológico local.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
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Observações


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