Análise dos elementos referenciais no gênero artigo de opinião em sala de aula de Ensino médio
Análise dos elementos referenciais no gênero artigo de opinião em sala de aula de Ensino médio
<jaedsoares@gmail.com>
Essa pesquisa possui como tema central os elementos referencias no gênero artigo de opinião em sala de aula do Ensino Médio. A referenciação é, segundo Koch e Elias (2011), um termo que denomina as diferentes formas de inserir e retomar referentes no texto, ela é responsável pela progressão textual. Já o gênero artigo de opinião é descrito por Köche, Boff e Marinello (2014) como um gênero que tem como característica principal o uso da argumentação como para responder, analisar, avaliar uma questão controversa. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é proceder a uma análise dos elementos referenciais no gênero artigo de opinião em sala de aula do Ensino Médio. Fundamenta-se em Koch (2011), Koch e Elias (2011), Marcuschi (2008), Melo (2010), entre outros. A metodologia empregada é de natureza qualitativa. As análises apontam para a predominância de formas referenciais anafóricas, nos textos produzido pelos alunos, em detrimento de forma catafóricas.
This research has as central theme the references elements in the article genre of opinion in the high school classroom. The reference is, according to Koch and Elias (2011), a term that calls the different ways of inserting and retake referents in the text, it is responsible for the textual progression. Already the genre of opinion is described by Köche, Boff and Marinello (2014) as a genre that has as main characteristic the use of argumentation as to answer, analyze, and evaluate a controversial issue. Thus, the general objective of this research is to carry out an analysis of the referential elements in the article genre of opinion in the high school classroom. It is based on Koch (2011), Koch and Elias (2011), Marcuschi (2008), Melo (2010), among others. The methodology used is qualitative in nature. The analyzes point to the predominance of anaphoric reference forms, in the texts produced by the students, to the detriment of cataphoric forms.
Dr. Silva, Elias André da.
Gêneros textuais.
Referenciação.