Desafios do ensino de botânica: concepções de alunos de Ensino médio de escolas da cidade de Arapiraca - AL
Desafios do ensino de botânica: concepções de alunos de Ensino médio de escolas da cidade de Arapiraca - AL
<mykaellesantos17@gmail.com>
A falta de interesse dos estudantes está entre os problemas mais evidentes no ensino de Botânica. Além do desinteresse pelo estudo das plantas há, ainda, a dificuldade de reconhecer os vegetais como parte viva e atuante no cotidiano, percepção que é causada pelo fato de não se utilizar aulas práticas como metodologia de ensino, sem vincular o conteúdo teórico ao cotidiano dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de ensinoaprendizagem de Botânica através das concepções de alunos de ensino médio de instituições de ensino localizadas na cidade de Arapiraca. A cidade em questão além de receber alunos do centro e zona rural, recebe ainda alunos de cidades vizinhas. A pesquisa foi realizada em sete escolas de ensino médio, sendo três de setor público estadual, três de setor particular e uma de setor público federal, contando com 567 estudantes. A abordagem de pesquisa utilizada foi a descritiva exploratória, com pesquisa bibliográfica e coleta de dados. Para a coleta de dados optou-se por questionários semiestruturados. Este estudo apresentou abordagem mista, considerando dados quantitativos e qualitativos, e foi utilizada também a teoria do Discurso do Sujeito Coletivo para a análise de padrões nas respostas qualitativas. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos dizem gostar de biologia e, apesar de reconhecerem a importância das plantas e de estudá-las, apresentam pouca afinidade com os conteúdos relacionados à Botânica. Esse desinteresse pode ser reflexo da utilização predominante de aulas expositivas para o ensino sobre as plantas, associada a falta de metodologias diversificadas, como constatado em escolas do setor público estadual. No setor privado as metodologias mais utilizadas dividem-se entre aula expositiva e aulas com recursos audiovisuais. Já no setor público federal utiliza-se predominantemente aulas com recursos audiovisuais. A maioria dos estudantes revelaram nunca ter visitado um jardim botânico ou herbário e que a fonte de informação em que mais ouvem falar sobre plantas é a escola. Na concepção dos alunos os fatores que mais dificultam a aprendizagem são a falta de aulas práticas e de campo, a nomenclatura complexa e conteúdos extensos, que contribuem para a não associação do que é estudado com o cotidiano dos discentes. Nas concepções da maioria dos alunos participantes, a inserção de aulas práticas e de campo aparece como possível solução para aumentar o interesse pela Botânica. A partir da análise dos resultados do presente trabalho, que dispõe de relevância por considerar o processo de ensino-aprendizagem da Botânica através da perspectiva do aluno, pode-se concluir que a inclusão de métodos que promovam o contato do aluno com as plantas deve ser considerada, principalmente, associada a utilização de espaços não-formais que, como apontado pela maioria dos estudantes, apresenta-se como um meio de tornar as aulas de Botânica mais interessantes.
The lack of interest of students is between the problems more evident on teaching of Botany. Beyond disinterest for study of plants there is, still, the difficulty of study of recognize the vegetables as alive part and acting on everyday, perception that is caused by fact of not utilize practice class as methodology of teaching, without associate the theoretical content to students routine. The present work had as objective to analyze the process of the teaching-learning of Botany through the conceptions of high school students of teaching institution localized on city Arapiraca. This city beyond receive students from center and rural area, receive still students from neighbor cities. The research was carried out in seven high school institution, being three of the state public sector, three of the private sector and one of the federal public sector counting with 567 students. The approach of research utilized was descriptive exploratory with bibliographic research and collect of data. For the collect of data was chosen semiestructured questionnaire. This study presented a mixed approach considering quantitative and qualitative data, was utilized also the speech theory of collective subject for the analisys of standards on qualitative answers. The results showed that the most f students say like Biology and despite recognizing the importance of plants and study them, showed little affinity with the contents related to Botany. This disinterest can be reflection of the predominant utilization of exhibition class for the teaching about the plants, associated the lack of differentiated methodologies verified in school of the state public sector; on private sector the methodologies more utilized divide between exhibition class and with audiovisual resource class. The most of the students reveal have never visited a Botanic Garden or Herbarium and the source of information that more listen to talk about plants is the school. On conception of the most students the factor more hamper apprenticeship are the absence of practical and field class, the complex nomenclature and extensive contents. In the conception of the majority of the participants students, the insertion of practical and field class was appointed as possible solution for increase students interest in Botany. Starting from analysis of the results of present work, that has of relevancy for considering the process f teaching learnig of Botany through of the perspective of the student might conclude that the inclusion of methods that promote the contact of the students with the plants should be considering, mainly, associate with utilization of non-formal space that, as indicated for the most f students, show as a form of become the Botanic’s class more interesting.
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Prática de ensino.
Cegueira botânica.