Educação superior: do Brasil colônia à contemporaneidade

Educação superior: do Brasil colônia à contemporaneidade

Autor(a)
Santos, José Marcos Soares dos.
<marcos.7sds@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Curso/Outros
Serviço Social (U.E.Palmeira dos Índios)
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Este Trabalho, tem como objetivo discutir a Educação Superior no Brasil, considerando os aspectos históricos e sociais que marcaram sua gênese, sua trajetória e os entraves postos no processo de democratização desse ensino. Apreende-se que esta história é permeada pela influência da Igreja Católica na formação dos hábitos, dos dogmas e dos credos nos primórdios da educação brasileira. Nota-se que fatores econômicos e sociais possuem uma relação direta nessa constituição do ensino superior, de modo que no capitalismo essa educação está voltada à profissionalização da classe trabalhadora. A educação possui um papel importante no desenvolvimento do Brasil, de sua gênese à contemporaneidade. Enquanto política pública, tem passado por diversas transformações que atendem aos interesses políticos e econômicos diversos. Buscou-se nesse trabalho, apresentar a discussão que permeia a trajetória do ensino superior brasileiro. Para isso, realizar esse estudo recorremos à pesquisa bibliográfica e documental que subsidiaram o estudo do objeto.

Abstract

This work aims to discuss Higher Education in Brazil, considering the historical and social aspects that marked its genesis, its trajectory and the obstacles placed in the process of democratization of this teaching. It is understood that this history is permeated by the influence of the Catholic Church in the formation of habits, dogmas and creeds in the beginnings of Brazilian education. It is noted that economic and social factors have a direct relationship in this constitution of higher education, so that in capitalism this education is aimed at the professionalization of the working class. Education plays an important role in the development of Brazil, from its genesis to contemporaneity. As a public policy, it has undergone several transformations that serve diverse political and economic interests. This paper sought to present the discussion that permeates the trajectory of Brazilian higher education. To do this, to perform this study we resorted to the bibliographic and documentary research that subsidized the study of the object.

Orientador(a)
Moura, Heline Caroline Eloi.
Palavras-chave
Política de educação - Brasil.
Ensino superior.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
89