Empreendedorismo cultural: construindo uma agenda integrada de pesquisa

Empreendedorismo cultural: construindo uma agenda integrada de pesquisa

Autor(a)
Davel, Eduardo .
Corá, Maria Amélia Jundurian .
<maria.cora@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2019
Curso/Outros
Documentos (Artigos Científicos)
Tipo
Artigo científico
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A pesquisa sobre empreendedorismo cultural é dispersa: diversas são as abordagens e conceitualizações sobre como a cultura afeta o empreendedorismo e de como o empreendedorismo afeta a cultura. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um esquema conceitual que permita conciliar essas diferentes abordagens no intuito de se propor uma agenda integrada de pesquisa sobre o empreendedorismo cultural. Como resultado da pesquisa, três abordagens foram identificadas, formuladas e apresentadas: (a) a cultura como recurso retórico, (b) a cultura como processo de criação simbólica e (c) a cultura como consumo do produto simbólico. A integração dessas abordagens é proposta e discutida.

Abstract


Palavras-chave
Empreendedorismo cultural.
Produto cultural.
Processo cultural.
Consumo cultural.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
732
Observações
Referência: DAVEL, Eduardo; CORÁ, Maria Amélia Jundurian. Empreendedorismo cultural: construindo uma agenda integrada de pesquisa. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS - EGEPE, 8., 2014, Goiânia. Anais[...]. Goiânia: UFG, 2014. p.1-17. Disponível em: http://www.egepe.org.br/anais/tema05/78.pdf. Acesso em: 11 jul. 2019.

Não foi possível exibir o PDF