Suor, superação e a medalha: uma análise de discurso sobre a literatura pop management inspirada no esporte de competição
Suor, superação e a medalha: uma análise de discurso sobre a literatura pop management inspirada no esporte de competição
<maria.cora@arapiraca.ufal.br> Motta, Rodrigo Guimarães.
Mendes, Silma Ramos Coimbra.
Este artigo alinha-se aos estudos organizacionais, ao analisar, de forma crítica, a literatura do pop management, inspirada no esporte de competição, como um discurso gerencialista de “receitas” para a construção de um profissional de sucesso. Para realizar o estudo, foram selecionados onze livros escritos por esportistas, dos quais foram extraídos e analisados alguns enunciados, por meio de conceitos como interdiscurso, simulacro e aforização. A partir da leitura realizada, observou-se que o pop management se posiciona como uma literatura que contribui para a disseminação do discurso gerencialista tradicional e que esses livros dialogam interdiscursivamente com manuais de administração e livros de autoajuda. São livros repletos de aforizações, utilizadas para destacar temas como liderança, trabalho em equipe e superação. Duas posições antagônicas foram observadas nessas obras: uma delas, na qual se insere o discurso de “suor, superação e a medalha”, enfatiza a noção de luta e o espírito de superação requerido a todo esportista que se preze, ou “esportista ideal”; a outra, produzida em contrapartida à primeira, apresenta o “esportista decaído”, caracterizando aqueles que não se alinham com o discurso proposto por tal ideário.
Este artículo se alinea con los estudios organizacionales al analizar, de forma crítica, la literatura del pop management, inspirada en el deporte de competición, como un discurso gerencialista de “recetas” para la construcción de un profesional exitoso. Para la realización del estudio han sido seleccionados once libros escritos por deportistas de los cuales han sido extraídos y analizados algunos enunciados, por medio de conceptos, tales como, interdiscurso, simulacro y aforismo. A partir de la lectura realizada, se observó que el pop management se posiciona como una literatura que contribuye con la diseminación del discurso gerencialista tradicional y que esos libros dialogan interdiscursivamente con manuales de administración y libros de autoayuda. Se trata de libros repletos de aforismos utilizados para destacar temas como liderazgo, trabajo en equipo y superación. En esas obras han sido observadas dos posiciones antagónicas: la primera, en la cual se inserta el discurso de “sudor, superación y la medalla”, pone énfasis en la noción de lucha y espíritu de superación, requerido a todo deportista que se precie de tal o “deportista ideal”, y la segunda, producida en contrapartida a la anterior, presenta al “deportista decaído” caracterizado por aquellos que no se alinean al discurso propuesto por el ideario de la primera posición.
Análise do discurso francesa.
Estudos organizacionais.
Pop management.