Plantas medicinais: usos, aplicações, efeitos e cuidados no cotidiano escolar

Plantas medicinais: usos, aplicações, efeitos e cuidados no cotidiano escolar

Autor(a)
Oliveira, Bruna Mirene Barbosa de .
<brunamirene@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
16/05/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
79
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho objetiva compartilhar os resultados de uma sequência didática envolvendo conhecimentos sobre Plantas Medicinais, seus usos, aplicações e efeitos, na vida dos alunos e seus familiares. Aplicada em uma turma multiseriada de 2º e 3º ano, em uma escola da rede municipal localizada na zona rural do município de Junqueiro, no total de cinco encontros em sala de aula, contando com o envolvimento de trinta participantes, sendo quinze alunos e quinze familiares. Conta também com a contribuição bibliográfica de autores como: Bonil (2017), Bueno (2001), Monteiro e Brandelli (2017), Chaves (2016), os Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde e Apresentação dos Temas Transversais, entre outros. Foi realizado inicialmente o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e seus familiares, através da aplicação de questionários; com as rodas de conversa, jogos e debates, pudemos identificar a aprendizagem e constatar a ampliação dos conhecimentos dos alunos. Momentos que puderam destacar que conhecem grande variedade de plantas como: Capim Santo, Erva Cidreira, Erva Doce e etc. e que estão presentes em seu cotidiano, porém identificou-se que as suas concepções, principalmente dos familiares por serem mais experientes que os alunos, são um saber limitado, repassado de geração em geração, mostrando que desconhecem boa parte das propriedades terapêuticas ou não das plantas medicinais. Por fim com esta sequência podese levar ao contexto escolar a medicina popular que se mantém viva no comércio e no cotidiano das residências pelo país.

Abstract

The present work aims to share the results of a didactic sequence involving knowledge about medicinal plants, their uses, applications and effects, in the lives of students and their relatives. Applied in a multiseriated class of 2nd and 3rd year, in a school of the municipal network located in the rural area of the municipality of Junqueiro, in total of five meetings in the classroom, counting with the involvement of thirty participants, being fifteen students and fifteen Family. It also has the bibliographic contribution of authors such as: Bonil (2017), Bueno (2001), Monteiro and Brandelli (2017), Chaves (2016), the National curricular parameters: Environment and health and presentation of transversal themes, among others. It was initially conducted the survey of the previous knowledge of the students and their relatives, through the application of questionnaires; With the wheels of conversation, games and debates, we were able to identify the learning and verify the expansion of the students ' knowledge. Moments that could be highlighted that they know a wide variety of plants such as: Capim Santo, lemongrass, fennel and etc. and that are present in their daily lives, but it was identified that their conceptions, especially of relatives because they are more experienced That students, are a limited knowledge, passed down from generation to generation, showing that they do not know much of the therapeutic properties or not of medicinal plants. Finally, this sequence can lead to the school context of popular medicine that remains alive in the commerce and daily life of residences throughout the country.

Orientador(a)
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Banca Examinadora
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Palavras-chave
Plantas medicinais.
Medicina popular.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
304
Observações


Não foi possível exibir o PDF