Educação ambiental no Ensino fundamental I: estudo de caso em uma escola da zona rural de Igaci-Alagoas

Educação ambiental no Ensino fundamental I: estudo de caso em uma escola da zona rural de Igaci-Alagoas

Autor(a)
Santos, Rosilane Abreu Damasceno dos.
<vilmaria.vm@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
26/06/2019
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O ambiente escolar desempenha um importante papel na formação do ser humano, visando seu pleno desenvolvimento, como é citado na Constituição Federal. Portanto, é necessário que haja uma verdadeira preocupação com as questões ambientais e que sejam executados projetos nas escolas, a fim de promover ações que proporcionem a conscientização e sensibilização dos alunos, bem como de toda a comunidade escolar com relação ao cuidado com o meio ambiente. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem que a Educação Ambiental seja trabalhada nas escolas como tema transversal e não seja responsabilidade apenas de alguns professores, como os de Ciências ou Geografia. Partindo desse princípio, o presente trabalho teve por objetivo avaliar se a Educação Ambiental está sendo desenvolvida em uma escola da zona rural de Igaci – AL, bem como investigar se a EA está de acordo com o que foi proposto nos PCNs. A relevância desta pesquisa, justifica-se pelo fato de não haver muitos trabalhos com ênfase na Educação Ambiental em escolas do campo. Os materiais utilizados para a coleta de dados foram um guia de observações, caneta, um bloco para anotações e câmera fotográfica. A pesquisa foi desenvolvida através de observações realizadas nas salas de aula do Ensino Fundamental I durante o período de agosto de 2018 até fevereiro de 2019 e as informações levantadas foram analisadas de forma qualitativa descritiva. A hipótese levantada foi que a prática ambiental estaria presente nas atividades dessa escola da zona rural, uma vez que os alunos se encontram em contato com a natureza e com as questões ambientais. Os resultados refutaram a hipótese, comprovando a necessidade de uma melhoria no modo como a Educação Ambiental é trabalhada na escola, principalmente pelo fato da mesma encontrar-se no meio rural que é um ambiente cheio de possibilidades para abordar a temática.


 
 

Abstract

The school environment plays an important role in the formation of the human being, aiming for their full development, as written in Federal Constitution. Therefore, it is necessary to have true concern about environmental issues and that projects are carried out in schools, in order to promote actions that provide awareness to students, as well as to the whole school community in regards to environmental care. The National Curricular Parameters (PCNs) propose Environmental Education to be worked in schools as a transversal matter and not only a responsibility of some teachers, like the ones in Science or Geography. Based on this principle, the present work aimed to evaluate if Environmental Education is being developed in a school in the countryside of the city of Igaci – AL, as well as investigate if the EE is in line with what was proposed in the PCNs. The relevance of this research is justified by the fact that there are not many works emphasizing Environmental Education in countryside schools. The materials used to gather data were an observation, a pen, a notepad and a photographic camera. The research was developed through observations that took place in the classroom of Elementary School I during the period from august 2018 to february 2019 and the information collected was analyzed in a descriptive qualitative manner. The hypothesis raised was that the environmental practice would be present in this countryside school’s activities, since the students are in touch with nature and environmental matters. The results disproved the hypothesis, evidencing the need of an improvement in the way Environmental Education is worked in the school, especially because of the fact that it is located in the countryside, which is an environment full of possibilities to approach the topic.

Orientador(a)
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Banca Examinadora
Me. Barroso, Dimitri Vilhena .
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Palavras-chave
Educação do campo.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Educação básica.
Meio ambiente.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
228
Observações


Não foi possível exibir o PDF