Uso da maquete física como modelo de representação e ferramenta no processo de projeto

Uso da maquete física como modelo de representação e ferramenta no processo de projeto

Autor(a)
Fonseca, Suzanna Ximenes da.
<suzannaxf@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
02/08/2019
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
65
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho pretende analisar os tipos de representação de projeto com foco na importância da maquete física na arquitetura na atualidade e no uso dessa ferramenta tanto no processo de projeto quanto na representação projetual em comparação ao uso de maquetes digitais, expondo os tipos de maquete física e os níveis de elaboração, foi exposta a utilização da maquete física como uma importante ferramenta no processo criativo na formação do arquiteto. A fim de conhecer a opinião dos futuros arquitetos e urbanistas, foram apresentadas uma maquete física e maquete digital de uma residência aos alunos do curso Arquitetura e Urbanismo da UFAL Campus Arapiraca e em seguida aplicou-se um questionário em sala de aula em três turmas do curso. A partir disso foi possível realizar uma análise das experiências dos alunos durante a trajetória na universidade e suas preferências de representações projetuais como futuros arquitetos e urbanistas. Foi identificado que, mesmo sem o espaço para confecção de maquetes físicas, os alunos entrevistados identificam a relevância da maquete como uma importante ferramenta no processo e na representação do projeto arquitetônico.

Abstract

The present work intends to analyze the types of project representation focusing on the importance of the physical model in the architecture in the present time and in the use of this tool in the design process as well as in the design representation in comparison to the use of digital models, exposing the types of physical model and levels of elaboration, was exposed to the use of the physical model as an important tool in the creative process in the training of the architect. In order to know the opinion of future architects and urban planners, a physical model and digital mock-up were presented to the students of the Architecture and Urbanism course at UFAL Campus Arapiraca, and a questionnaire was then applied in the classroom in three classes of the course, from this it was possible to carry out an analysis of the students' experiences during the trajectory in the university and their preferences of projective representations as future architects and town planners. The research identified that, even without the space for making physical models, the interviewed students recognize the relevance of the model as an important tool in the process and the representation of the architectural design.

Orientador(a)
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Banca Examinadora
Me. Santos, Edler Oliveira.
Ma. Brandão, Luana Karla de Vasconcelos.
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Palavras-chave
Projeto - Representação.
Maquete física.
Projeto - Processo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
964
Observações


Não foi possível exibir o PDF