Potencialidades da literatura de cordel para a construção de espaços presenciais e online de ensino de física no contexto do Ensino médio

Potencialidades da literatura de cordel para a construção de espaços presenciais e online de ensino de física no contexto do Ensino médio

Autor(a)
Santos, Enadieliton dos.
<enadieliton.ufal@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
22/04/2019
Curso/Outros
Física
Número de folhas
58
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a Literatura de Cordel como uma alternativa didática para o ensino de Física. Neste contexto, o presente estudo tem as seguintes finalidades: (a) conhecer a história, características e estrutura do cordel, (b) apontar as possíveis possibilidades desse gênero literário para popularizar a ciência, (c) identificar o uso dessa metodologia como prática pedagógica em uma escola do agreste alagoano no Estágio Supervisionado IV. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual investigamos sobre o cordel e suas potencialidades, bem como problematizamos este gênero literário sob perspectiva histórica e didática para ensinar Física. Após a abordagem histórica, surgiu a necessidade de pôr em prática, ou até mesmo vivenciar o conhecimento que foi construído gradativamente ao longo da pesquisa histórica e conceitual sobre o tema. A aplicação foi realizada no decorrer do componente curricular Estágio Supervisionado IV durante o projeto de intervenção, em uma escola do agreste alagoano em duas turmas de terceiros anos do ensino médio. Criamos espaços virtuais usando o aplicativo whatsapp. Através da metodologia de ensino, conseguimos compreender uma parte do conteúdo de eletricidade já que além de ser explicado por meio do poema rimado, foi usado o aplicativo whatsaap como espaço dialógico para acompanhar o conteúdo trabalhado em sala e suprir as necessidades das turmas em relação ao que estava sendo exposto a respeito da temática. Portanto, é possível concluir que a literatura de cordel tem potencial para ensinar Física.

Abstract

This paper presents a study on the Cordel Literature as a didactic alternative for the teaching of Physics. In this context, the present study has the following purposes: (a) to know the history, characteristics and structure of the cordel, (b) to point out the possible possibilities of this literary genre to popularize science, (c) to identify the use of this methodology as a pedagogical practice in a school of the agreste Alagoano in Stage Supervised IV. It is a qualitative research in which we investigate about the cord and its potentialities, as well as we problematize this literary genre under historical and didactic perspective to teach Physics. After the historical approach, the need arose to put into practice, or even to experience, the knowledge that was gradually built up along historical and conceptual research on the subject. The application was carried out during the course component Supervised Stage IV during the intervention project, in a school in the agreste of Alagoas in two classes of third years of high school. We create virtual spaces using the whatsapp application. Through the teaching methodology, we were able to understand a part of the electricity content since, besides being explained through the rhyming poem, the whatsaap application was used as a dialogical space to accompany the content worked in the room and to meet the needs of the classes in relation to the which was being exposed on the subject. Therefore, it is possible to conclude that string literature has the potential to teach physics.

Orientador(a)
Dr. Silva, Ivanderson Pereira da.
Banca Examinadora
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Dr.ª Brito, Maria Betânea Gomes da Silva.
Palavras-chave
Estágio supervisionado.
Ensino de física.
Literatura de cordel.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
316
Observações


Não foi possível exibir o PDF