Incentivo e motivação para a aprendizagem em ciências: um estudo de caso na cidade de Arapiraca - AL
Incentivo e motivação para a aprendizagem em ciências: um estudo de caso na cidade de Arapiraca - AL
<fabricialsn18@hotmail.com>
Nos dias atuais a motivação para aprender a disciplina de ciências é fundamental, uma vez que a ciência faz parte de nossa vida. É necessário que o ambiente escolar crie condições para garantir a participação dos alunos no processo de aprendizagem. Manter a motivação dos alunos depende de uma série de situações, como por exemplo: interesse dos alunos, os aspectos pessoais e contextuais, recursos disponíveis nas escolas e as expectativas de sucesso esperada pelos alunos.Com o objetivo de compreender a motivação para aprender ciências no ensino fundamental realizamos uma pesquisa numa escola particular do município de Arapiraca-AL junto a 30 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário com seis questões abertas e fechadas focando na motivação dos alunos em relação às aulas de ciências. Que revelaram dados sobre sua participação, atenção, interesse e esforço nas aulas de ciências. Os alunos do 5º ano do ensino fundamental destacaram suas motivações na aprendizagem em ciências e assim utilizamos essa estratégia para desenvolver cada vez mais uma contribuição no ensino- aprendizagem.
In the present day the motivation to learn the discipline of science is fundamental, since science is part of our life, and that in the school environment ensures the participation of students in teaching learning. The present work aims to show the challenges in teaching and especially their motivations to learn the planned content. These motivations depend on a number of situations, for example: student interest, personal and contextual aspects, resources available in schools and expectations of success expected by students.Students need to be motivated daily, also a teacher, observing the characteristics of the students and the school environment, starting with the planning that is in agreement with the reality of both, with that, acting in the focus of learning. However, the motivation to learn science does not depend exclusively on the strategy adopted by the teacher, but rather on the interests of both. The 5th grade students highlighted their motivations in science learning and so we used this strategy to develop an increasingly teaching-learning contribution.
Dr.ª Silva, Monique Gabriella Ângelo da.
Motivação.
Ensino e aprendizagem.