Arquitetura escolar: um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Pedro Correia das Graças

Arquitetura escolar: um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Pedro Correia das Graças

Autor(a)
Silva, Thamyres Alves.
<thamyres.a.silva@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
29/07/2019
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
114
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente pesquisa discute a importância dos aspectos relacionados à qualidade físicoambiental de instituições educacionais e a relação dos mesmos com o processo de inclusão social e desempenho estudantil. O objetivo do presente trabalho é analisar o espaço escolar por meio da Avaliação Pós-Ocupação (APO), com enfoque em aspectos técnicos construtivos relacionados à acessibilidade espacial e ao conforto ambiental, a partir de um estudo de caso na Escola de Ensino Fundamental Pedro Correia das Graças. O diagnóstico trata da qualidade do edifício escolar associada ao levantamento das necessidades referentes a seu propósito, identificadas por meio da experiência de seus usuários e de seus níveis de satisfação em relação ao ambiente. O estudo se baseia em análises qualitativas e quantitativas, tendo como principais procedimentos, a avaliação do especialista por meio de mecanismos como: levantamento físico espacial, entrevistas semi-estruturadas, walkthrough com levantamento fotográfico, checklist e, também, verificação da satisfação do usuário por meio de formulários. A partir dos procedimentos realizados, foi possível ver como a escola não consegue fornecer aos alunos qualidade no espaço em relação à acessibilidade e ao conforto ambiental. Assim, é necessário elaborar mudanças no espaço físico da escola analisada para que o local possa tornar-se acessível a todos os usuários. Afinal, a possibilidade de construir uma experiência escolar e conviver em ambientes seguros e saudáveis ao lado de outras crianças é extremamente positivo para o processo de aprendizagem de todos os alunos.

Abstract

his study discusses the spatial-environmental quality of educational institutions and the relationship with the process of social inclusion and student performance. The objective of the research is to analyze the school space through the Post-Occupation Assessment (PDB), focusing on constructive technical aspects related to spatial accessibility and environmental comfort, from a case study at Escola Pedro Correia das Graças. The diagnosis deals the quality of school building associated with the survey of the needs related for your purpose, identified through the experience of its users and their levels of satisfaction in relation to the environment. The study is based on qualitative and quantitative analyses, having as main procedures, the evaluation of the specialist through mechanisms such as, physical space survey, semi-structured interviews, walkthrough with photographic survey, checklist, and also verification of user satisfaction through forms. It is fundamental that the school is mindful of the way your space and its practices can be adapted to suit students with disabilities. It was observed how the school is unable to provide students quality in space in relation to accessibility and environmental comfort. Thus, it is necessary to produce changes in the physical space of the school, so that the place can become accessible to all users. The possibility of constructing a school experience and live in safe and healthy environments alongside other children is extremely positive for the learning of all students.

Orientador(a)
Dr.ª Rios, Simone Carnaúba Torres.
Banca Examinadora
Ma. Nunes, Ana Maria Laurindo André.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Ma. Cavalcante, Renata Torres Sarmento de Castro.
Palavras-chave
Conforto ambiental.
Acessibilidade.
Avaliação Pós-Ocupação (APO).
Escola.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
511
Observações


Não foi possível exibir o PDF