Aprendizagem no Ensino superior do século XXI: desafios e tendências

Aprendizagem no Ensino superior do século XXI: desafios e tendências

Autor(a)
Junqueira, Luciano Antônio Prates.
Corá, Maria Amélia Jundurian .
<maria.cora@arapiraca.ufal.br> Padula, Roberto Sanches.
Ano de publicação
2019
Curso/Outros
Documentos (Livros Acesso Aberto)
Tipo
Livros
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este artigo discute a importância da inovação, tão cara ao setor produtivo, visando à geração de riqueza na educação, na qual deve haver o propósito de aumentar o aprendizado do estudante. A inovação é um processo contínuo: inovação gera conhecimento e conhecimento possibilita mais inovação. Por esse motivo, uma das funções da escola deve ser a de desenvolver a criatividade em seus alunos, de forma que eles estejam não somente preparados para a vida e para o mercado de trabalho, mas contribuam com inovação e conhecimento para a coletividade, lembrando que os jovens devem estar preparados para serviços que sequer ainda foram inventados. O projeto “The Partnership for 21st Century Skills” (2009) elenca as competências necessárias para aprendizagem e inovação: pensamento crítico e a resolução de problemas, que inclui raciocínio lógico e pensamento sistemático; criatividade e inovação, ou seja, pensar e trabalhar criativamente com os outros e implementar inovações; e comunicação e colaboração, ou seja, comunicar claramente e colaborar com os outros. A criatividade, entre outros conceitos, atua em um processo voltado ao empreendedorismo, às estratégias de sobrevivência e de antecipação das necessidades do mercado.

Abstract


Palavras-chave
Administração.
Metodologia de ensino.
Discentes.
Liderança.
Educação.
Ensino superior.
Internet.
Inovação.
Ensino e aprendizagem.
Criatividade.
Docentes.
Ensino inovador.
Construção coletiva.
Redes sociais digitais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
592
Observações


Não foi possível exibir o PDF