Dislexia e ensino superior: os (des)caminhos da trajetória escolar de estudantes universitários
Dislexia e ensino superior: os (des)caminhos da trajetória escolar de
estudantes universitários
<karlla-vanessa@hotmail.com>
Esta monografia tem como tema a dislexia no âmbito do ensino superior. Entende-se dislexia
como a dificuldade de aprendizagem no processo de leitura e escrita. A pesquisa foi embasada
nos estudos da Psicologia Sócio-histórica, com fundamento nas proposições de Vygotsky. Para
ele, o homem é construído histórico e socialmente, por essa razão, o desenvolvimento cognitivo é
oriundo das relações sociais e por meio de mediações. Temos como objetivo geral compreender
as trajetórias educacionais de estudantes universitários com dificuldades de leitura e escrita a
partir de suas histórias de vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, usando como
método de investigação as narrativas autobiográficas exploradas por meio de uma entrevista em
profundidade. Esta pesquisa contou com a colaboração de dois participantes que são estudantes
do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos
Índios que apresentam dificuldades de leitura e escrita e que têm diagnóstico de dislexia. Foi
utilizado como técnica de análise a Análise de Conteúdo. A partir da análise de conteúdo,
chegamos a quatro categorias. A primeira, nomeada Trajetórias Educacionais, apresenta as
condições de ensino desde as séries iniciais até o ensino superior. A segunda categoria chama-se
Experienciação da Aprendizagem. Nela, destacamos as dificuldades de aprendizagem, bem como
os sentimentos que fizeram parte das suas vivências educacionais e também as estratégias de
estudos que eles utilizam. A terceira categoria refere-se ao Processo de Medicalização,
descrevemos como foi a busca do diagnóstico e a forma de tratamento que eles passaram. A
última categoria, nomeada Relações interpessoais, atentamos para as relações – familiares,
professor-aluno e entre colegas – durante toda trajetória escolar e universitária. Por fim,
concluímos que a trajetória educacional desses estudantes foi cercada por dificuldades que
implicaram em questões relacionadas às condições de ensino, às relações familiares e das
relações com professores.
This monograph has as subject-matter the dyslexia in the university education. Dyslexia is known
as a learning difficulty in reading and writing process. The research was based by the studies of
Vygotsky in Socio-historic Psychology. For him the man is built historically and socially, for this
reason, the cognitive development is from social relations and by the mediations. We have the goal
to understand the educational trajectories of university students with reading and writing difficulties
from life histories. To this, a qualitative research was conducted using the autobiographical
narratives, explored through an in-depth interview as the investigation method. This research had
the collaboration of two participants who are students of the Psychology course of the Federal
University of Alagoas / Educational Unit of Palmeira dos Índios who have difficulties in reading and
writing and have a diagnosis of dyslexia. The Analysis of content was used as analysis technique.
From the Analysis of Content we achieve to four categories. The first, named Educational
Trajectories, presents the teaching conditions from initial grades to university education. The
second one, named Experientation of Learning, we highlights the difficulties of learning, as well as
the feelings that were part of their educational experiences, as well as the study strategies they
use. The third category refers to the medicalization, we describe how the search for the diagnosis
and the way of treatment they went through. The last category named Interpersonal Relations –
family, teacher-student and among classmates - through all school and university trajectories.
Finally, we conclude that the educational trajectory of these students was surrounded by difficulties
that implied in questions related to the teaching conditions and the family relations and the
relations with teachers.
Dr. Silva, Lucas Pereira da.
Psicologia sócio-histórica.
Ensino superior.