Dislexia e ensino superior: os (des)caminhos da trajetória escolar de estudantes universitários

Dislexia e ensino superior: os (des)caminhos da trajetória escolar de estudantes universitários

Autor(a)
Jesus, Karlla Vanessa Santos de.
<karlla-vanessa@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
25/06/2019
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Esta monografia tem como tema a dislexia no âmbito do ensino superior. Entende-se dislexia como a dificuldade de aprendizagem no processo de leitura e escrita. A pesquisa foi embasada nos estudos da Psicologia Sócio-histórica, com fundamento nas proposições de Vygotsky. Para ele, o homem é construído histórico e socialmente, por essa razão, o desenvolvimento cognitivo é oriundo das relações sociais e por meio de mediações. Temos como objetivo geral compreender as trajetórias educacionais de estudantes universitários com dificuldades de leitura e escrita a partir de suas histórias de vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, usando como método de investigação as narrativas autobiográficas exploradas por meio de uma entrevista em profundidade. Esta pesquisa contou com a colaboração de dois participantes que são estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas/Unidade Educacional de Palmeira dos Índios que apresentam dificuldades de leitura e escrita e que têm diagnóstico de dislexia. Foi utilizado como técnica de análise a Análise de Conteúdo. A partir da análise de conteúdo, chegamos a quatro categorias. A primeira, nomeada Trajetórias Educacionais, apresenta as condições de ensino desde as séries iniciais até o ensino superior. A segunda categoria chama-se Experienciação da Aprendizagem. Nela, destacamos as dificuldades de aprendizagem, bem como os sentimentos que fizeram parte das suas vivências educacionais e também as estratégias de estudos que eles utilizam. A terceira categoria refere-se ao Processo de Medicalização, descrevemos como foi a busca do diagnóstico e a forma de tratamento que eles passaram. A última categoria, nomeada Relações interpessoais, atentamos para as relações – familiares, professor-aluno e entre colegas – durante toda trajetória escolar e universitária. Por fim, concluímos que a trajetória educacional desses estudantes foi cercada por dificuldades que implicaram em questões relacionadas às condições de ensino, às relações familiares e das relações com professores.

Abstract

This monograph has as subject-matter the dyslexia in the university education. Dyslexia is known as a learning difficulty in reading and writing process. The research was based by the studies of Vygotsky in Socio-historic Psychology. For him the man is built historically and socially, for this reason, the cognitive development is from social relations and by the mediations. We have the goal to understand the educational trajectories of university students with reading and writing difficulties from life histories. To this, a qualitative research was conducted using the autobiographical narratives, explored through an in-depth interview as the investigation method. This research had the collaboration of two participants who are students of the Psychology course of the Federal University of Alagoas / Educational Unit of Palmeira dos Índios who have difficulties in reading and writing and have a diagnosis of dyslexia. The Analysis of content was used as analysis technique. From the Analysis of Content we achieve to four categories. The first, named Educational Trajectories, presents the teaching conditions from initial grades to university education. The second one, named Experientation of Learning, we highlights the difficulties of learning, as well as the feelings that were part of their educational experiences, as well as the study strategies they use. The third category refers to the medicalization, we describe how the search for the diagnosis and the way of treatment they went through. The last category named Interpersonal Relations – family, teacher-student and among classmates - through all school and university trajectories. Finally, we conclude that the educational trajectory of these students was surrounded by difficulties that implied in questions related to the teaching conditions and the family relations and the relations with teachers. 

Orientador(a)
Dr.ª Nóbrega, Danielle Oliveira da.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Antonio César de Holanda.
Dr. Silva, Lucas Pereira da.
Palavras-chave
Saúde mental.
Psicologia sócio-histórica.
Ensino superior.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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