As agências e a criação de cultura infantil: vivências e experiências das crianças em uma creche pública de Arapiraca - AL

As agências e a criação de cultura infantil: vivências e experiências das crianças em uma creche pública de Arapiraca - AL

Autor(a)
Silva, Priscilla Almeida.
<priscillaalmeidaas@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
29/08/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho surgiu a partir de pesquisa realizada durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ciclo 2018-2019, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas- Campus de Arapiraca. O projeto teve como temática A pesquisa com crianças em contexto de Educação Infantil: interações, criação de cultura e processos de significação. O trabalho de Conclusão de Curso ora apresentado tem como objetivo investigar as agências das crianças em situações de interação com seus pares a fim de compreender como estas criam culturas singulares e constroem significados que são compartilhados e negociados no campo interacional em situações de brincadeira em um ambiente estruturado para o brincar. O estudo se referencia em pressupostos teórico-metodológicos que tomam as crianças como interlocutoras dos processos investigados: na Sociologia da Infância, na perspectiva da reprodução interpretativa de Willian Corsaro (2009), a qual considera que as crianças criam suas próprias culturas infantis ao reproduzirem de maneira interpretativa informações da cultura adulta. Na Psicologia Sociointeracionista, em que considera-se o que/como acontece no campo de interação social (CARVALHO, 1988; CARVALHO, HAMBURGER e PEDROSA, 1996).A pesquisa está dividida em duas etapas: imersão em campo realizada em uma turma de creche II, de um Centro de Educação Infantil público do município de Arapiraca- Alagoas durante o período de 04 dias para observação participante (WHYTE e VALADARES, 2007), na busca pela aproximação com as crianças e conhecimento do contexto investigado. Após este período de observação campo, foi selecionado um grupo de 05 crianças, 1 menino e 4 meninas para compor as oficinas de brincadeira a partir do critério de parceria privilegiada (CARVALHO e PEDROSA, 2005). As oficinas são um procedimento de pesquisa em forma de sessões videogravadas, em que um ou mais grupos de crianças são convidados a participar de uma situação específica em um ambiente previamente estruturado com materiais diversos, no contexto educacional do qual participam diariamente (LIRA; PEDROSA, 2016). Foram realizadas 03 oficinas, com duração média de 20 minutos cada, constituíram selecionados 05 episódios que foram transcritos em detalhes para procedimento de análise microgenética, sendo 02 retirados da observação e 03 das oficinas. O presente trabalho proporciona conhecer sobre as crianças a partir delas mesmas e refletir a prática pedagógica na educação infantil centrada na criança. Os resultados apontam a importância de uma educação infantil centrada na criança, no brincar, que tenha o educador como adulto apoiador, e um ambiente organizado para esse brincar que promova a interação e o desenvolvimento da criança.


Abstract

The present work arose from research realized during the participation in the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships (PIBIC) cycle 2018-2019, of the Degree in Pedagogy of the Federal University of Alagoas- Arapiraca Campus. The project's theme was"The research with children in the context of early childhood education: interactions, culture creation and meaning processes" . The undergraduate thesis presented here aims to investigate the children's agencies in situations of interaction with their pairs with the view to understand how they create unique cultures and make meanings that are shared and negotiated in the interactional field, in a structured environment to play. The study refers to theoretical-methodological assumptions that take children as the interlocutors of the investigated processes: in the Sociology of Childhood, from the perspective of interpretative reproduction by Willian Corsaro (2009), who considers that children create their own children's cultures by reproducing in a similar way. interpretative way information from adult culture. In Socionterionist Psychology, that considers what / how happens in the field of social interaction (CARVALHO, 1988; CARVALHO, HAMBURGER and PEDROSA, 1996). The research is divided between two stages: field immersion performed in a class of daycare II, from a public Early Childhood Education Center in Arapiraca-Alagoas during a 4-day period for participant observation (WHYTE and VALADARES, 2007), looking for approach the children and knowledge of the investigated context. After this period of immersion in the field, a group of five children, one boy and four girls were selected to compose the play workshops based on the criterion of privileged partnership (CARVALHO and PEDROSA,2005). The workshops are a research procedure with videotaped sessions, in which one or more groups of children are invited to participate of a specific situation in a previously structured environment with diverse materials, in the educational context in which they participate daily (LIRA; PEDROSA, 2016). Three workshops were held, with an average duration of 20 minutes each one, from which were selected 03 episodes that were transcribed in detail for microgenetic analysis procedure. This paper provides knowledge about children from themselves and reflects the pedagogical practice in child-centered early childhood education. The results points out the importance of a child-centered early childhood education in play that has the educator as a supportive adult, and an organized environment for this play that promotes the interaction and development of the child.

Orientador(a)
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Banca Examinadora
Me. Santos Júnior, Júlio Bispo dos.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Costa, Rosimeire Marcedo.
Palavras-chave
Educação infantil.
Cultura infantil.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
338
Observações


Não foi possível exibir o PDF