A (in)visibilidade da criança TEA na BNCC

A (in)visibilidade da criança TEA na BNCC

Autor(a)
Silva, Tamara de Oliveira.
<tamara.oliveira93@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
28/08/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compor algumas considerações sobre a (in)visibilidadedo trabalho educacional com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2017). A BNCC Trata-se de um documento norteador para a elaboração dos currículos da Educação Básica, desde a educação infantil ao Ensino médio, sua organização estrutural estabelece às escolas a necessidade de uma reconstrução em suas normas curriculares para a formação humana integral, para uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. A metodologia adotada consistiu em metodologia qualitativa e levantamento teórico/bibliográfico sobre o TEA, bem como a leitura crítica da BNCC. A partir da leitura crítica do documento, desde as suas duas versões anteriores e a versão final, homologada em 2017 para Educação Infantil/Ensino fundamental e em 2018 para o Ensino Médio, foi possível constatar que a BNCC defende práticas educacionais inclusivas voltadas à formação integral de todos os educandos desde a mais tenra infância. Assim, podemos constatar que a Base ao não se referir, contemplar, mencionar ou não especificar de modo claro e objetivo sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusivo, permite lacunas e/ou equívocos no posicionamento individual, tanto do professor, da equipe pedagógica e das instituições escolares.

Abstract

The present work had as objective to compose some considerations about the (in) visibility of the educational work with children withAutistic Spectrum Disorder (ASD), in the Common National Curriculum Base (BNCC-2017). The BNCC is a guiding document for the elaboration of the Basic Education curricula, from kindergarten to high school, its structural organization establishes to schoolsthe need for a reconstruction in its curricular norms for the integral human formation, for a society. fairer, more democratic and inclusive. The adopted methodology consisted of qualitative methodology and theoretical / bibliographic survey about the ASD, as well as the critical reading of the BNCC. From the critical reading of the document, since its two previous versions and the final version, approved in 2017 for kindergarten / elementary school and in 2018 for high school, it was found that the BNCC advocates inclusive educational practices aimed at integral education. of all learners from an early age. Thus, we can see that the Basis by not referring, contemplating, mentioning or not specifying clearly and objectively about Special Education from the perspective of Inclusive Education, allows gaps and / or misunderstandings in the individual positioning of both the teacher, the pedagogical team. and school institutions.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Banca Examinadora
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Dr.ª Maynart, Renata da Costa.
Palavras-chave
Educação infantil.
Educação inclusiva.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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