A compreensão leitora de alunos do 4º ano do Ensino fundamental

A compreensão leitora de alunos do 4º ano do Ensino fundamental    

Autor(a)
Macena, Grayce Kelly de Magalhães Amorim.
<graycinha.18@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
20/08/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
15
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da aplicação do teste de cloze para compreensão de leitura de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental identificando assim as dificuldades existentes para compreender um texto. No entanto, ao se tratar sobre o aprendizado da leitura, precisamos compreender que não se trata apenas à decodificação das palavras, pois seu processo necessita de compreensão doquefoi lido a partir da reflexão e do uso das estratégias de leitura. A pesquisa é caracterizada como qualitativapesar da utilização de dados quantitativos. Como instrumentode coleta utilizamos o teste de compreensão de texto(teste de cloze baseados em Taylor 1953). Este trabalho esta fundamentado nos estudos desenvolvidos por Angeli (2002), Bortolanza (2012), Marcuschi (2008), Silveira (2015),Machado (2012), Kleiman (2012), Solé (1998) entre outros.Através da aplicação dos testes de cloze foi possível identificar na análise dos dados que alunos do Ensino Fundamental vêm demonstrando aprendizagem tardia em ler, além das dificuldades em compreender texto, além de apresentarem uma aprendizagem diversificada apesar de estarem cursando o 4º ano.

Abstract


Orientador(a)
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Eudes da Silva.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Palavras-chave
Aprendizado.
Compreensão leitora.
Teste de cloze.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
238
Observações


Não foi possível exibir o PDF