A compreensão leitora de alunos do 4º ano do Ensino fundamental
A compreensão leitora de alunos do 4º ano do Ensino fundamental
<graycinha.18@gmail.com>
Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da aplicação do teste de cloze para compreensão de leitura de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental identificando assim as dificuldades existentes para compreender um texto. No entanto, ao se tratar sobre o aprendizado da leitura, precisamos compreender que não se trata apenas à decodificação das palavras, pois seu processo necessita de compreensão doquefoi lido a partir da reflexão e do uso das estratégias de leitura. A pesquisa é caracterizada como qualitativa apesar da utilização de dados quantitativos. Como instrumentos de coleta utilizamos o teste de compreensão de texto(teste de cloze baseados em Taylor 1953). Este trabalho esta fundamentado nos estudos desenvolvidos por Angeli (2002), Bortolanza (2012), Marcuschi (2008), Silveira (2015),Machado (2012), Kleiman (2012), Solé (1998) entre outros.Através da aplicação dos testes de cloze foi possível identificar na análise dos dados que alunos do Ensino Fundamental vêm demonstrando aprendizagem tardia em ler, além das dificuldades em compreender texto, além de apresentarem uma aprendizagem diversificada apesar de estarem cursando o 4º ano.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Compreensão leitora.
Teste de cloze.