Família e autismo: a importância da família na aprendizagem da criança: um estudo a partir das experiências na cidade de Arapiraca - AL
Família e autismo: a importância da família na aprendizagem da criança: um estudo a partir das experiências na cidade de Arapiraca - AL
<thanyerefonseca@gmail.com>
O referido trabalho é uma monografia desenvolvida comoTrabalho de Conclusão de Curso –TCC, para a obtenção do título de graduação em Pedagogia -Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Alagoas. Tem como objetivo compreender a forma como a participação da família no processo pedagógico da criança autista influencia na sua aprendizagem. Sua relevância se dá pelo aumento da incidência de casos de autismo e da escassez de produções científicas abordando a temática aqui proposta, desta forma faz-se necessário trazer o autismo a partir das abordagens pedagógicas, incluindo a família, que ainda tem carência de informações no que diz respeito ao autismo.O embasamento teórico deste trabalho se deu através de uma pesquisa bibliográfica realizada no Scientific Electronic Library –SCIELO, onde trabalhamos com os filtros autismo, aprendizagem e família, selecionando, a partir da análise dos resumos, 16 artigos, além da utilização de outros matérias,de como manuais, guias práticos e outros tipos de referências.O Transtorno do Espectro do Autismo –TEA, se caracteriza como uma síndrome comportamental que afeta as habilidades de interação social e comunicativa e padrões restritos e repetitivos de interesse, comportamento e atividades.Nossa pesquisa de caráter qualitativo teve como loco a Casa Azul, Serviço de Atendimento ao Autista da Adfima, localizada em Arapiraca. Nossos sujeitos de estudo são os profissionais e familiares de crianças que participam dos atendimentos no respectivo espaço, principalmente através do grupo de pais.De modo geral a pesquisa dividiu-se em duas partes. A primeira de caráter exploratório onde foi feito um levantamento teórico de nosso trabalho. A segunda parte se deu com a visita ao grupo de pais e entrevista aos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos foram: uma melhor compreensão sobre o autismo e da forma de lidar com o transtorno, e, no âmbito pedagógico, um melhor entendimento acerca dopapel da família no processo de aprendizagem da criança autista.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Família.
Autismo .