Família e autismo: a importância da família na aprendizagem da criança: um estudo a partir das experiências na cidade de Arapiraca - AL

Família e autismo: a importância da família na aprendizagem da criança: um estudo a partir das experiências na cidade de Arapiraca - AL

Autor(a)
Fonseca, Thanyere Cavalcante da.
<thanyerefonseca@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
29/07/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
53
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O referido trabalho é uma monografia desenvolvida comoTrabalho de Conclusão de Curso TCC, para a obtenção do título de graduação em Pedagogia -Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Alagoas. Tem como objetivo compreender a forma como a participação da família no processo pedagógico da criança autista influencia na sua aprendizagem. Sua relevância se dá pelo aumento da incidência de casos de autismo e da escassez de produções científicas abordando a temática aqui proposta, desta forma faz-se necessário trazer o autismo a partir das abordagens pedagógicas, incluindo a família, que ainda tem carência de informações no que diz respeito ao autismo.O embasamento teórico deste trabalho se deu através de uma pesquisa bibliográfica realizada no Scientific Electronic Library SCIELO, onde trabalhamos com os filtros autismo, aprendizagem e família, selecionando, a partir da análise dos resumos, 16 artigos, aléda utilização de outros matérias,de como manuais, guias práticos e outros tipos de referências.O Transtorno do Espectro do Autismo TEA, se caracteriza como uma síndrome comportamental que afeta as habilidades de interação social e comunicativa e padrões restritos e repetitivos de interesse, comportamento e atividades.Nossa pesquisa de caráter qualitativo teve como loco a Casa Azul, Serviço de Atendimento ao Autista da Adfima, localizada em Arapiraca. Nossos sujeitos de estudo são os profissionais e familiares de crianças que participam dos atendimentos no respectivo espaço, principalmente através do grupo de pais.De modo geral a pesquisa dividiu-se em duas partes. A primeira de caráter exploratório onde foi feito um levantamento teórico de nosso trabalho. A segunda parte se deu com a visita ao grupo de pais e entrevista aos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos foram: ummelhor compreensão sobre o autismo e dforma de lidar com o transtorno, e, no âmbito pedagógico, um melhor entendimento acerca dopapel da família no processo de aprendizagem da criança autista.

Abstract

This work is a monograph developed as a graduation work, to obtain the undergraduate degree in Pedagogy -Full Degree, by the Federal University of Alagoas. It aims to understand how the participation of the family in the educational process of the autistic child influences their learning. Its relevance is due to the increase in the incidence of autism cases and the scarcity of scientific productions about the theme proposed here.Thus, it is necessary to bring autism from the pedagogical approaches, including the family, which still lacks information regarding autism.The theoretical basis of this work was given through a bibliographic research carried out in the Scientific Electronic Library -SCIELO, where we worked with the autism, learning and family filters, selecting, from the analysis of the abstracts, 16 articles.As well as the use of other materials, such as manuals, practical guides and other types of references. Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized as a behavioral syndrome that affects social and communicative interaction skills and restricted and repetitive patterns of interest, behavior, and activities.Our qualitative research was based on the Casa Azul, aAutisticCare Service, located in Arapiraca. Our study subjects are the professionals and families of children who participate in the treatment in the respective space, mainly through the group of parents. In general, the research was divided into two parts. The first one of exploratory character where a theoretical survey.The second part was the visit to the parents group and interviews the research subjects. The results obtained were: a better understanding of autism and the way to deal with the disorder, and, in the pedagogical context, a better understanding of the role of the family in the learning process of the autistic child.

Orientador(a)
Me. Pereira, Rafael Alexandre Belo de Albuquerque.
Banca Examinadora
Dr. Pereira, Fábio Hoffmann.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Palavras-chave
Aprendizagem.
Família.
Autismo .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
459
Observações



Não foi possível exibir o PDF