Um estudo das representações sociais dos estudantes de uma escola da educação básica alagoana

Um estudo das representações sociais dos estudantes de uma escola da educação básica alagoana

Autor(a)
Maia, Maria Aparecida Martins.
<mariamaia2019@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
02/10/2019
Curso/Outros
Química
Número de folhas
37
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa descritiva qualitativa, realizada entre estudantes do ensino médio integral da rede Estadual de Alagoas. Tendo como objetivo geral investigar quais são as representações sociais e concepções relacionadas à Química, à sociedade e à escola dos estudantes. De modo específico, objetivou-se em: identificar as concepções dos estudantes sobre Química, sociedade e a escola; compreender os desdobramentos do ensino de Química no cotidiano dos estudantes e inferir como o ensino de Química/Ciências contribui para a formação do pensamento/comportamento social. A pesquisa teve como sujeitos, 24 estudantes de uma escola da rede estadual de Alagoas, dentre os quais 13 encontram-se cursando o primeiro ano do ensino médio integral e 11 encontram-se no segundo ano do ensino médio. Tais representações são discutidas tendo como referencial a teoria das representações sociais de Serge Moscovici. Os dados coletados através de questionário composto por questões abertas e fechadas foram analisados de forma descritiva. 

Abstract

This paper reports a qualitative descriptive research, carried out among students from the state high school of Alagoas. However, its general objective is to investigate what are the social representations and conceptions related to chemistry, society and high school students. Specifically, it aimed to: Identify the students' conceptions about Chemistry, society and the school; To understand the unfolding of chemistry teaching in students' daily life and to infer how chemistry / science teaching contributes to the formation of social thinking / behavior. The research had 24 students from a school in the state network of Alagoas, among which 13 are in the first year of high school and 11 are in the second year of high school. Such representations are discussed with reference to Serge Moscovici's theory of social representations. Data collected through a questionnaire composed of open and closed questions were analyzed descriptively. 

Orientador(a)
Dr. Andrade, Marconi Tabosa de.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Palavras-chave
Ensino de química.
Ensino de ciências.
Teoria das representações sociais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
177
Observações


Não foi possível exibir o PDF