Compreendendo a física no nosso cotidiano
Compreendendo a física no nosso cotidiano
<jaciararay@gmail.com>
O presente trabalho trata de uma pesquisa de campo cuja finalidade foi identificar possíveis razões para a dificuldade das pessoas em associarem conceitos de Física ao seu cotidiano, assim como desmistificar essa relação, ou seja, aqui apresentamos algumas possíveis aplicações da Física no cotidiano. Como respaldo teórico para a proposta adotada, considerou-se textos de autores como Branco (2018), Burgess (1984), Fernandes (2018), Junior (2012), Menegotto (2008), dentre outros, os quais tratam da temática da pesquisa. Alguns resultados obtidos por meio da análise dos dados da pesquisa foram a percepção de que grande parte dos entrevistados ainda não conseguem visualizar a Física em seu cotidiano, nem sua importância, e os que identificam fundamentam suas respostas em associações realizadas por meio de exemplos feitos por seus professores em sala de aula, ou mesmo exemplos que normalmente estão presentes nos livros didáticos. Espera-se que esse trabalho proporcione uma melhor compreensão sobre a presença da Física no cotidiano, que funcione como incentivo para o desenvolvimento de pesquisas na área, e que sirva de referencial teórico para pesquisadores da área.
This paper deals with a field research whose purpose was to identify possible reasons for the difficulty of people to associate physics concepts with their daily lives, as well as to demystify this relationship, that is, here we present some possible applications of physics in daily life. As theoretical support for the adopted proposal, we considered texts by authors such as Branco (2018), Burgess (1984), Fernandes (2018), Junior (2012), Menegotto (2008), among others, which deal with the research theme. Some results obtained through the analysis of the research data were the perception that most interviewees still cannot visualize physics in their daily lives, nor its importance, and those who identify base their answers on associations made by examples made by their teachers in the classroom, or even examples that are usually present in textbooks, that is, they gave mechanical answers. It is hoped that this work provides a better understanding of the presence of physics in everyday life, which acts as an incentive for the development of research in the area, and serves as a theoretical reference for researchers in the area.
Silva, Livia Maria Omena da.
Ensino de física.
Física no cotidiano.