A prática didática do ensino de ciências em escolas de Ensino Médio da rede pública no município de Arapiraca - AL

A prática didática do ensino de ciências em escolas de Ensino Médio da rede pública no município de Arapiraca - AL

Autor(a)
Oliveira, Marylane Nunes da Silva.
<marylanenunes2012@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
29/08/2019
Curso/Outros
Física
Número de folhas
71
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho se trata de uma monografia referente à conclusão do Curso de Licenciatura em Física, na Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca. Neste estudo, buscou-se investigar a importância da Didática para o ensino e a aprendizagem nas aulas das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) no Ensino Médio, destacando-se que o modo de ensinar do docente afeta diretamente a aprendizagem do aluno, e além disso, que se faz necessário promover a interdisciplinaridade entre estas Ciências durante a formação dos discentes neste nível de ensino. Com este propósito, realizaram-se entrevistas com docentes de escolas públicas do município de Arapiraca – AL, considerando-se sua área de atuação dentro das Ciências referidas. A partir da fundamentação teórica adotada juntamente com os resultados obtidos na pesquisa, tornou-se claro que urge a necessidade dos docentes compreenderem a importância de se desenvolverem constantemente em sua prática de ensino, acompanhando as mudanças da sociedade e objetivando melhores resultados de aprendizagem para seus alunos. 

Abstract

This paper is a monograph referring to the conclusion of the Physics Degree Course at the Federal University of Alagoas - Arapiraca campus. This study sought to investigate the didactics for did did the learning in lessons of science of the Nature of Chemistry, Physics and Biology and beyond that, which separate the promoinance in interdisciplinarity between lectures in the education of students this level of teaching. With this purpose, conducting interviews with teachers of public schools in the city of Arapiraca - AL, considering their area of expertise within the Sciences. In order to substantiate the theoretical issues and the results obtained in learning their results, from the search for more recent results, students. 

Orientador(a)
Dr.ª Vanderlei, Kariny Louizy Amorim da Rocha.
Coorientador(a)
Dr. Albuquerque, Samuel Silva de.
Banca Examinadora
Dr. Moura, André de Lima.
Dr. Silva, Ivanderson Pereira da.
Palavras-chave
Ensino e aprendizagem.
Prática didática.
Ciências da natureza.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
173
Observações


Não foi possível exibir o PDF