Multimodalidade em livros para o ensino superior de química: diferentes modos de representações em tópicos de bioquímica

Multimodalidade em livros para o ensino superior de química: diferentes modos de representações em tópicos de bioquímica

Autor(a)
Brito, Daniele Costa de.
<danycostabrito@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
11/06/2019
Curso/Outros
Química
Número de folhas
71
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente monografia aborda a temática de representações multimodais e toma como objeto de estudo as imagens contidas nos livros de Química Geral (corpus). No ensino de química, bem como no de outras ciências naturais, o uso das imagens e modelos é importante para melhorar o entendimento de conceitos, de forma que, nos livros, sua presença garante a qualidade do material impresso tanto sob o aspecto didático como visual. O conceito de multimodalidade surge da Teoria da Semiótica, mais especificamente, da Semiótica Social. A Semiótica prioriza o estudo do texto, em outras palavras, trata de explicar “o que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz”. Nesse contexto, a metodologia de análise proposta neste trabalho foi estabelecida a partir das especificidades que caracterizam as discussões sobre os problemas e a renovação de práticas de ensino das Ciências, particularmente, o Ensino de Química, concentrando um estudo exploratório acerca das imagens presentes nos livros de química geral. Caracteriza-se como uma pesquisa de análise documental em relação aos seus objetivos. Quanto à forma de abordagem, utilizaremos dados quantitativos e qualitativos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar imagens sobre tópicos de Bioquímica presentes em livros de Química Geral. Para que este objetivo geral fosse alcançado, fez-se necessário: 1) identificar na seção/capítulo do conteúdo de Bioquímica todas as imagens veiculadas em quatro livros de química geral; e 2) analisar os significados das imagens da seção/capítulo do conteúdo de Bioquímica dos referidos livros, a partir dos significados representacional, interacional e composicional da Gramática do Design Visual (GDV). Elaborou-se, para a coleta de dados, um sistema de codificação para as imagens, com o intuito de facilitar a organização e análise dos dados, através do preenchimento de tabelas que esquematizavam os livros com um número para o livro e as representações (ex.: L1-R1, traduzido como “livro 1 – representação 1”); depois uma tabela por tipo de representação.  Assim, os procedimentos metodológicos foram: 1) mapeamento do nosso corpus; e 2) análise das imagens seguindo os pressupostos teóricos elaborados por Kress e Van Leeuwen (2006) na Gramática de Design Visual. Os resultados acenam que os livros de química geral valorizam o uso de imagens especialmente as imagens do tipo: “Fórmula química estrutural, condensada, bastão ou traços e molecular”, em primeira instância e “Estruturas moleculares em 3D”, em segunda. Nosso estudo apontou: - no total o corpus é formado por 87 imagens; - detectamos em sua maioria, com base na GDV, imagens representacionais, dando maior ênfase para os processos conceituais, sendo importante ressaltar que os processos narrativos, por sua natureza, deveriam ser os mais empregados na Educação em Ciências, mas não são, fato que pôde ser identificado nesse estudo. Também foram identificadas imagens com ambos os processos conceituais e narrativos, geralmente as imagens que possuem várias em uma só (ex.: Figura 1(a); 1(b); 1(c)). Quanto as imagens representacionais conceituais, a maioria são analíticas, seguida das simbólicas e classificatórias, respectivamente. A função interativa apresentou-se em uma pequena parcela de representações. E, a análise composicional foi empregada em algumas imagens com o intuito de realizar uma análise integrada entre as três funções. Na ausência de atividades experimentais, por exemplo, as imagens se tornam um recurso visual de evocação e problematização para elaboração dos conceitos científicos. Assim, é possível concluir que o processo de leitura da imagem e um pouco de conhecimento da linguagem imagética se faz necessário para preparar adequadamente os professores (em formação e formados) para compreenderem as imagens dentro do contexto de ensino, como um texto visual organizado com uma gramática, que necessita de uma leitura criteriosa. Fica evidente ainda, que a leitura multimodal é demandada como habilidade prévia para que o leitor possa extrair, de forma bem-sucedida, as informações contidas nesses textos. 

Abstract

The present monograph deals with the theme of multimodal representations and takes as object of study the images contained in the books of General Chemistry (corpus). In chemistry teaching, as well as in other natural sciences, the use of images and models is important to improve the understanding of concepts, so that in books, their presence guarantees the quality of the printed material both in the didactic aspect as visual. The concept of multimodality arises from the Theory of Semiotics, more specifically, from Social Semiotics. Semiotics prioritizes the study of the text, in other words, it tries to explain "what the text says and how it does to say what it says". In this context, the analysis methodology proposed in this work was established based on the specificities that characterize the discussions about the problems and the renewal of teaching practices of the Sciences, particularly the Teaching of Chemistry, concentrating an exploratory study about the images present in the books of general chemistry. It is characterized as a research of documentary analysis in relation to its objectives. Regarding the approach, we will use quantitative and qualitative data. The general objective of this research was: The general objective of this research was to analyze images on Biochemistry topics present in General Chemistry books. In order for this general objective to be achieved, it was necessary to: 1) identify in the section / chapter of the Biochemistry content all the images conveyed in four general chemistry books; and 2) to analyze the meanings of the section / chapter images of the Biochemistry content of those books, from the representational, interactive and compositional meanings of the Visual Design Grammar (GDV). A data coding system was developed for the data collection, with the purpose of facilitating the organization and analysis of data, by filling tables that outlined the books with a number for the book and the representations (ex .: L1-R1, translated as "book 1 - representation 1"); then one table per type of representation. Thus, the methodological procedures were: 1) mapping of our corpus; and 2) image analysis following the theoretical assumptions elaborated by Kress and Van Leeuwen (2006) in the Visual Design Grammar. The results suggest that general chemistry books value the use of images, especially images such as "Structural, condensed, rod or molecular chemical formula" in the first instance and "3D molecular structures (ball-rod, animations) ', on second.  Our study pointed out: - in total, the corpus consists of 87 images; - we detected mostly, based on the Grammar of Visual Design, representational images, giving more emphasis to the conceptual processes, being important to emphasize that the narrative processes, by their nature, should be the most used in Science Education, but they are not , a fact that could be identified in this study. We also identified images with both conceptual and narrative processes, usually images that have several in one (ex: Figure 1 (a), 1 (b), 1 (c)). As for conceptual representational images, most are analytic, followed by symbolic and classificatory, respectively. The interactive function was presented in a small number of representations. And, the compositional analysis was used in some images with the intention of performing an integrated analysis between the three functions. In the absence of experimental activities, for example, the images become a visual resource of evocation and problematization to elaborate the scientific concepts. Thus, it is possible to conclude that the process of reading the image and a little knowledge of the imagery language is necessary to adequately prepare the teachers (in training and formation) to understand the images within the teaching context, as a visual text organized with a grammar that needs careful reading. It is also clear that multimodal reading is required as a prior skill so that the reader can successfully extract the information contained in these texts. 

 

Orientador(a)
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Banca Examinadora
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Palavras-chave
Multimodalidade.
Ensino de química.
Química geral - Livros.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
256
Observações


Não foi possível exibir o PDF