Relação dos lipídeos com o óleo de cozinha na interface meio ambiente e literatura de cordel: uma sequência didática para o ensino de química centrada na Aprendizagem Baseada em Problemas

Relação dos lipídeos com o óleo de cozinha na interface meio ambiente e literatura de cordel: uma sequência didática para o ensino de química centrada na Aprendizagem Baseada em Problemas

Autor(a)
Araújo, Paula Dayane Silva.
<paulaarajo@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
28/08/2019
Curso/Outros
Química
Número de folhas
58
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo consiste na análise de uma proposta de atividade que utiliza a Sequência Didática (SD) como metodologia para a construção do conhecimento científico pela vertente de uma Aprendizagem Baseada em problemas (ABP) que emprega a produção de livros de cordel como instrumento avaliativo para revitalizar esse gênero ao passo em que há a contextualização dos conceitos químicos com os conceitos cotidianos dos estudantes e com os conceitos de química ambiental pertinentes. Para isso, a presente pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Limoeiro de Anadia-AL, utilizando como recursos metodológicos para sua avaliação a análise da resolução da situação-problema, os textos produzidos nos livros de cordel e as isogravuras construídas para os mesmos. Os resultados indicaram que o ensino pautado em uma SD quanto ferramenta pedagógica, sobretudo no processo avaliativo, pode ser um instrumento que favorece significativamente o processo de ensino-aprendizagem de química possibilitando muitos benefícios aos estudantes, que vão desde o estímulo à pesquisa acerca do tema trabalhado até a motivação pela compreensão das regras do gênero literário Cordel, bem como incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, proporciona uma melhor percepção da presença da ciência em situações reais e comuns do cotidiano, possibilitando a participação mais efetiva dos sujeitos na construção do conhecimento. Entretanto, vale a pena ressaltar que esse tipo de estratégia de avaliação precisa ser planejada de forma que os níveis de dificuldade das etapas aumente gradativamente para que a construção do conhecimento ocorra de modo também gradual, possibilitando a compreensão dos estudantes na transição entre conceitos cotidianos e conceitos científicos. 

 

Abstract

This study consists in the analysis of an activity proposal that uses the Didactic Sequence (DS) as a methodology for the construction of scientific knowledge through the problembased learning (PBL) approach that uses the production of cordel books as an evaluative tool to revitalize this genre while contextualizing chemical concepts with commom concepts of the students and relevant environmental chemistry concepts. For this, the present research was carried out in a public school of the city of Limoeiro de Anadia-AL, using as methodological resources for its evaluation the analysis of the problem situation resolution, the texts produced in the cordel books and the isogravures built for them.  The results indicated that the teaching based on a DS as a pedagogical tool, especially in the evaluation process, can be an instrument that significantly favors the teaching-learning process of chemistry allowing many benefits to students, anging from stimulating research on the theme to motivation to understand the rules of the literary genre Cordel, as well as encouraging the development of critical-reflective thinking, provides a better perception of the presence of science in real and common situations, enabling the most effective participation of the subjects in the construction of knowledge. However, it is noteworthy that this type of assessment strategy needs to be designed so that the difficulty levels of the steps gradually increase so that the construction of knowledge occurs in a gradual way, allowing students to understand the transition between common concepts and scientific concepts. 

Orientador(a)
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Coorientador(a)
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Adeildo Júnior de.
Nunes, Wanessa Padilha Barbosa.
Palavras-chave
Óleo de cozinha.
Ensino de química.
Sequência didática.
Literatura de cordel.
Aprendizagem Baseada em Problemas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
351
Observações


Não foi possível exibir o PDF