Experiência pedagógica do conteúdo jogos com corda nas aulas de educação física a partir das intervenções do estágio supervisionado no 6º ano do Ensino Fundamental II

Experiência pedagógica do conteúdo jogos com corda nas aulas de educação física a partir das intervenções do estágio supervisionado no 6º ano do Ensino Fundamental II

Autor(a)
Silva, Cássia Paloma Porto.
<cassia_2paloma@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
16/04/2019
Curso/Outros
Educação Física
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta do conteúdo Jogos com Corda nas as aulas de Educação Física a partir das intervenções do Estágio Supervisionado 3, em uma escola municipal da cidade de Arapiraca – AL, com alunos do 6º ano do ensino fundamental II. Assim, foram os traçados os seguintes objetivos específicos: apresentar o objetivo, conteúdo, metodologia de ensino utilizada e a forma de avaliação aplicada para o trato dos Jogos com Corda; analisar dificuldades encontradas com o trato desse conteúdo; fazer uma contraposição da práxis social inicial e o retorno da práxis social (SAVIANI, 2003). Como referencial teórico, nós apoiamos em Freire e Scaglia (2003), Caillois (1990), Santos (2012), Piaget (1975), Retondar (2007), Chateau (1987), Huizinga (1980), Coletivo de Autores (1992), Rangel (2005), Silva (2007), Almeida (2013), BNCC (2017), Darido (2005), LDB de nº 9.394/96 (art. 26), Oliveira (2013), Capparroz (2007), Neira e Nunes (2009), Coletivo de Autores (1992), Almeida (2014), Baretta (2002) e Silva (2007). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. A coleta de dados aconteceu através de um questionário utilizado como práxis social inicial (diagnóstico) e retorno a práxis social (feedback), com cerca de 28 alunos, com faixa etária de 10-11 anos. A pesquisa foi realizada no estágio supervisionado 3, desenvolvido em 4 intervenções na Escola de Ensino Fundamental Divaldo Suruagy, com a turma do sexto ano, no ensino fundamental II. Os dados foram realizados a partir da técnica de análise descritiva. Constatou-se perante os resultados apresentados notamos que há sim, possibilidades de sistematizar esse conteúdo nas aulas de Educação Física, mesmo com todos os imprevistos encontrados.   

Abstract

The present research has as general objective to present a proposal of the content Games with String in the classes of Physical Education from the interventions of the Supervised Stage 3, in a municipal school of the city of Arapiraca - AL, with students of the 6th year of elementary school II. Thus, the following specific objectives were outlined: to present the objective, content, teaching methodology used and the form of evaluation applied for the treatment of Rope Games; to analyze difficulties encountered with the treatment of this content; make a counterpoint of the initial social praxis and the return of social praxis (SAVIANI, 2003). As a theoretical reference, we support in Freire and Scaglia (2003), Caillois (1990), Santos (2012), Piaget (1975), Retondar (2007), Chateau (1987), Huizinga (1980), Collective of Authors , Rangel (2005), Silva (2007), Almeida (2013), BNCC (2017), Darido (2005), LDB nº 9.394 / 96 (article 26), Oliveira (2013), Capparroz Nunes (2009), Collective of Authors (1992), Almeida (2014), Baretta (2002) and Silva (2007). This is a research with a qualitative approach. The data collection was carried out through a questionnaire used as initial social praxis (diagnosis) and return to social praxis (feedback), with about 28 students, aged 10-11 years. The research was carried out in the supervised stage 3, developed in 4 interventions in the Elementary School Divaldo Suruagy, with the class of the sixth year, in elementary education II. The data were based on the descriptive analysis technique. It was verified before the presented results that we noticed that there is yes, possibilities to systematize this content in the classes of Physical Education, even with all the unforeseen found. 

Orientador(a)
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Banca Examinadora
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Esp. Souza, Priscila Costa.
Palavras-chave
Educação física escolar.
Jogos de corda.
Jogos de corda - Metodologia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
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Observações


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