Limites e possibilidades do trato com os jogos na educação física escolar: um relato de experiência do estágio no Ensino Fundamental II

Limites e possibilidades do trato com os jogos na educação física escolar: um relato de experiência do estágio no Ensino Fundamental II

Autor(a)
Santos, Jailson Gilberto dos.
Ano de publicação
2019
Data da defesa
05/09/2019
Curso/Outros
Educação Física
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os jogos fazem parte de um conjunto de atividades físicas que, juntamente com as danças, as lutas, as ginásticas e os esportes compõem um conhecimento da Educação Física que é denominado de cultura corporal. O jogo é um conhecimento muito importante, pois devido as suas diversas facetas, principalmente o lúdico faz com que as crianças e adolescentes tenham interesse por atividades que estejam envolvendo este conteúdo. Desta forma, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC) traz para a discussão os limites e possibilidades para o trato com os jogos numa turma do 6º ano de uma escola de Ensino Fundamental II, da rede pública municipal de ensino da cidade de Arapiraca.  Trata-se de um relato de experiência a partir do Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus de Arapiraca. Desta forma, a metodologia deste trabalho se deu a partir da análise dos limites e possibilidades com o trato do conteúdo jogos nas aulas de Educação Física. Pode-se considerar, a partir de tal análise que o trato com os jogos oferece muitas possibilidades para os docentes, uma vez que estes podem utilizar-se de materiais reciclados para incrementarem as aulas como também podem fazer aulas sem a necessidade de materiais. No que tange aos limites, pode-se perceber que mesmo com a não utilização de materiais específicos ou de nenhum material, a falta de um espaço amplo e adequado para a realização das aulas é um fator que interfere de forma negativa na prática pedagógica. 

Abstract

Games are part of a set of physical activities that, together with dances, fights, gymnastics and sports make up a knowledge of Physical Education that is called body culture. The game is a very important knowledge, because due to its various facets, especially the playful makes children and adolescents have interest in activities involving this content. Thus, the present course conclusion paper (TCC) brings to the discussion the limits and possibilities for dealing with games in a 6th grade class of an Elementary School II, of the Arapiraca municipal public school system. This is an experience report from Supervised Internship III, Physical Education Degree course at the Federal University of Alagoas (UFAL) - Arapiraca Campus. Thus, the methodology of this work was based on the analysis of limits and possibilities with the treatment of games content in Physical Education classes. It can be considered from such analysis that dealing with games offers many possibilities for teachers, as they can use recycled materials to enhance classes as well as taking classes without the need for materials. Regarding the limits, it can be noticed that even with the non-use of specific materials or any material, the lack of a large and adequate space for the classes is a factor that negatively interferes in the pedagogical practice.


Orientador(a)
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Banca Examinadora
Me. Santos, Douglas Henrique Bezerra.
Ma. Pinheiro, Ingrid Kelly Alves dos Santos.
Palavras-chave
Estágio supervisionado.
Jogos.
Jogos - Limites e possibilidades.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
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Observações

Acesso restrito solicitado pelo autor. Provável liberação em: 06 set. 2020.