Simulações computacionais no ensino de química: análise de conteúdos publicados nas revistas da área de ensino de ciências (Período 2008-2017)

Simulações computacionais no ensino de química: análise de conteúdos publicados nas revistas da área de ensino de ciências (Período 2008-2017)

Autor(a)
Santos, Elisângela Oliveira.
<oliveira.elisangela66@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
29/08/2019
Curso/Outros
Química
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo analisou o que os pesquisadores na área de ensino de Química têm produzido acerca do uso pedagógico de simulações computacionais. Objetivou de forma geral, mapear de forma sistemática, os trabalhos que enfocam a simulação computacional no ensino de Química nas revistas da área, no período de 20082017. E de modo especifico: analisar o que os pesquisadores na área de ensino de Química têm produzido de conhecimento referente ao emprego da simulação computacional na sala de aula de Química; Identificar os elementos significativos das propostas da simulação computacional; Verificar a relação entre as simulações, para o desenvolvimento e aprendizado e realizar uma análise quantitativa de estudos levantados. Para isso, foi realizada a pesquisa através de um levantamento nas revistas do ensino de Ciências que publicaram artigos sobre simulações computacionais no ensino de Química no período de 2008-2017 em periódicos da área de Ensino. Prosseguiu-se com base de dados às revistas nacionais, avaliadas com Qualis A1, A2 e B1. Foram selecionadas 20 revistas de 710. Em seguida foram verificados cada um dos números correntes e edições especiais dessas revistas, publicadas nesse período, verificando 4636 artigos e desses, 19 abordavam simulações computacionais no ensino de Química. A investigação em cada uma dessas unidades fundamentou-se em analisar os estudos que tinham como foco o uso de simulações computacionais para o ensino de Química. Como resultados, os estudos foram categorizados de acordo com o tipo de estudos (se aplicado ou teórico); o nível de ensino nos quais as simulações foram utilizadas; os conceitos químicos mais utilizados; as metodologias empregadas e por fim os principais autores: Benite (2011); Paulleti e Ramos (2017); Ayres e Arroio (2015); Firme e Amaral (2011); Oliveira (2013); Giordan (2015); Machado (2016), dentre outros e as instituições/ centros de conhecimento nessa área que têm pesquisado sobre esse tema: UEA; ABRAPEC; UNICAMP e a SBQ.  

Abstract

This study analyzed what researchers in chemistry teaching have produced about the pedagogical use of computer simulations. The general objective was to systematically map the works that focus on computer simulation in chemistry teaching in journals in the area, from 2008-2017. And specifically: to analyze what researchers in the field of chemistry teaching have produced from knowledge regarding the use of computational simulation in the chemistry classroom; Identify the significant elements of the computational simulation proposals; Verify the relationship between simulations, for development and learning and perform a quantitative analysis of studies raised. To this end, the research was conducted through a survey in the journals of science education that published articles on computer simulations in chemistry teaching in the period 2008-2017 in journals of the teaching area. The database was continued with national journals, evaluated with Qualis A1, A2 and B1. Twenty journals from 710 were selected. Then, each of the current issues and special editions of these journals, published in this period, were checked, checking 4636 articles and of these, 19 addressed computer simulations in chemistry teaching. The research in each of these units was based on analyzing studies that focused on the use of computer simulations for teaching chemistry. As a result, the studies were categorized according to the type of studies (whether applied or theoretical); the level of education at which simulations were used; the most commonly used chemical concepts; the methodologies employed and finally the main authors: Benite (2011); Paulleti and Ramos (2017); Ayres and Arroio (2015); Firm and Amaral (2011); Oliveira (2013); Giordan (2015); Machado (2016), among others and the institutions / knowledge centers in this area that have researched on this theme: UEA; ABRAPEC; UNICAMP and SBQ. 

Orientador(a)
Dr. Silva, Ivanderson Pereira da.
Banca Examinadora
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Dr.ª Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo.
Palavras-chave
Ensino de química.
Simulações computacionais.
Revistas de química - Levantamento.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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