Jogos como recurso de motivação no ensino de matemática

Jogos como recurso de motivação no ensino de matemática

Autor(a)
Santos, Jessikelly Alves dos.
<jessikelly26@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
13/03/2019
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O trabalho tem por propósito avaliar a eficiência de jogos pedagógicos como elemento motivador no ensino das operações básicas nas aulas de matemática, de forma lúdica, usando  o jogo didático. A motivação e o interesse dos alunos pelos estudos têm sido uma das preocupações daqueles que estão diretamente ligados à educação, especialmente na disciplina de matemática, pois para que o processo de aprendizagem ocorra de maneira satisfatória, é necessário que o estudante tenha interesse pela aprendizagem. Sente-se então, a necessidade de inserir métodos e instrumentos que resgate no aluno a motivação em aprender os conteúdos matemáticos. O lúdico se posiciona como aliado para motivar alunos dando-lhes oportunidade para aprender brincando. Diante desse fato, viu-se a importância de se fazer uma pesquisa com o objetivo de avaliar se a utilização de jogos é um recurso motivacional no ensino de matemática. O desenvolvimento do trabalho foi pautado em referenciais teóricos sobre motivação, ensino de matemática e utilização de jogos como estratégia de ensino por meio das contribuições bibliográficas de autores que são referência na área, tais como Tapia, Bzuneck Boruchovitch, Borin, Alves, Grando. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Divaldo Suruagy (escola municipal de educação básica da rede pública de Arapiraca, no estado de Alagoas), com duas turmas de 9º ano do turno matutino, os instrumentos utilizados foram de jogos didáticos e questionários pré e pós-teste. A utilização de elementos lúdicos para motivação no ensino de matemática com ênfase nas operações básicas mostrou-se uma metodologia eficaz, pois de forma lúdica o aluno consegue visualizar a utilidade da Matemática no seu cotidiano, dando a ela novo significado. Logo, o emprego de jogos transforma-se numa ferramenta importante e divertida, tornando os  discentes motivados. 

Abstract

The purpose of this work is to evaluate the efficiency of pedagogical games as a motivating element in teaching basic operations in math classes, in a playful way, using the didactic  game. The students' motivation and interest in studies has been one of the great concerns of all those who are directly related to education, especially in the mathematics subject, because in order for learning process to occur in a satisfactory way, it is necessary that the student has an interest in learning. There is a need, therefore, to introduce new methods and instruments that will give in the students’ motivation to learn the mathematical contents.The ludic is positioned as  an  ally  to  motivate   students   giving   them   the   opportunity  to   learn   by  playing.  In view of this fact, the importance of doing research with the purpose of evaluating whether the use of games is a motivational resource in mathematics teaching was considered. The development of the work was based on theoretical references on motivation, teaching of mathematics and use of games as teaching strategy through the bibliographical contributions of authors who are reference in the area, such as Tapia, Buzuneck, Boruchovitch, Borin, Alves, Grando. The research wascarried out at Escola de Ensino Fundamental Divaldo Suruagy (municipal school of basic education of the public network of Arapiraca, in the state of Alagoas), with two classes of 9th grade of morning shift, the instruments used were didactic games and pre and post-test questionnaires. The use of play elements for motivation in mathematics teaching with emphasis on basic operations has proved to be an effective methodology, since in a playful way the student can visualize the usefulness of Mathematics in their daily life, giving it new meaning. Therefore, the use of gamEes becomes an important and fun tool, making students motivated. 

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Ma. Alves, Vanessa da Silva.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Motivação.
Jogos.
Operações básicas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
525
Observações


Não foi possível exibir o PDF