Análise, caracterização do perfil e percepção dos consumidores de alimentos orgânicos produzidos e comercializados no município de Arapiraca - AL

Análise, caracterização do perfil e percepção dos consumidores de alimentos orgânicos produzidos e comercializados no município de Arapiraca - AL

Autor(a)
Lima, Taliane da Silva.
<talianelimas6@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
25/07/2019
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o consumo e produção de alimentos orgânicos na cidade de Arapiraca-AL. Os alimentos orgânicos são produzidos sem receber agrotóxicos e adubos químicos e seu cultivo é feito de forma sustentável. No ano de 2018 surgiu uma nova discussão no Brasil relacionada à liberação de agroquímicos que são proibidos em vários países do mundo. Devido à consequências do uso de agrotóxicos para a saúde humana e ambiental, tornar-se frequente a busca por uma alimentação saudável. Sendo assim, é importante conhecer qual o perfil dos consumidores que buscam por esse tipo de produto orgânico, para que se possa subsidiar ou sugerir ações educativas com o publico não consumidor. Tendo a hipótese de que os indivíduos com maior nível de escolaridade e renda consomem mais produtos orgânicos. Para tanto, o presente trabalho realizou observações e entrevistas semi-estruturadas durante duas horas de feira em um mês com os consumidores de alimentos orgânicos e os produtores nos quatro canais de venda reconhecidos no Município de Arapiraca, Alagoas, Brasil: a) Feira de alimentos orgânicos no Arapiraca Garden shopping; b) Feira da Agricultura familiar do Parque Ceci Cunha; c) Feira do Bairro Brasília e d) Feira de produtos orgânicos da Loja Mundo Verde. Os dados quantitativos foram analisados no Microsoft Excel 2007, utilizando suas ferramentas de cálculo e representação gráfica. Os dados qualitativos foram interpretados por meio da Análise textual discursiva.  Resultando em 146 entrevistados, sendo a maioria mulheres 66%, com faixa etária de 40 a 70 anos, em grande parte Donas de casas ou aposentadas, a maioria com nível superior, residentes na própria cidade, com renda próxima a dois salários mínimos, que consomem em torno de 20 a 60 reais de hortaliças, frutas e verduras orgânicas semanalmente, motivadas por busca na melhoria da alimentação e saúde, por considerarem estes alimentos mais saudáveis. Em relação à produção orgânica em Arapiraca-AL, esta coincide com o surgimento da Associação Agroecológica Orgânica Terra Agreste, que é a pioneira nesse estado, atuando desde 2002 com a produção  orgânica. Contudo, o público consumidor de produtos orgânicos de Arapiraca é semelhante ao perfil de consumidores de produtos orgânicos de alguns municípios do Brasil. Portanto, retifica-se em parte a hipótese em relação ao que foi comprovado da alta escolaridade dos consumidores e ratifica a hipótese sobre a renda dos mesmos, pois os consumidores de menor renda frequentam mais as Feiras de orgânicos do que os de mais renda. 

Abstract

This paper presents a research about the consumption and production of organic foods in the city of Arapiraca-AL. Organic foods are produced without receiving pesticides and chemical fertilizers and are grown sustainably. In 2018 a new discussion arose in Brazil related to the release of agrochemicals that are banned in various countries of the world. Due to the consequences of the use of pesticides for human and environmental health, the search for a healthy diet has become frequent. Thus, it is important to know the profile of consumers who are looking for this type of organic product, so that they can subsidize or suggest educational actions with the non-consumer public. Having the hypothesis that individuals with higher education and income consume more organic products. To this end, the present work conducted observations and semi-structured interviews during two hours of fair in one month with organic food consumers and producers in the four recognized sales channels in Arapiraca Municipality, Alagoas, Brazil: a) Food Fair organic at Arapiraca Garden mall; b) Ceci Cunha Park Family Farming Fair; c) Brasília Neighborhood Fair and d) Organic Products Fair at Mundo Verde Store. Quantitative data were analyzed in Microsoft Excel 2007 using their calculation and graphing tools. Qualitative data were interpreted by discursive textual analysis. This resulted in 146 respondents, most of them women, 66%, aged 40 to 70 years old, mostly housewives or retirees, most of them college-dwellers, living in their own cities, with incomes close to two minimum wages, They consume around 20 to 60 reais of organic vegetables, fruits and vegetables weekly, motivated by the search for better food and health, considering these foods healthier. Regarding organic production in Arapiraca-AL, this coincides with the emergence of the Terra Agreste Organic Agroecological Association, which is the pioneer in this state, operating since 2002 with organic production. However, Arapiraca's organic consumer population is similar to the organic consumer profile of some municipalities in Brazil. Therefore, the hypothesis is partially corrected in relation to what was evidenced by the high education of consumers and ratifies the hypothesis about their income, since consumers with lower incomes attend more organic fairs than those with higher incomes. 

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Daniele Cristina de Oliveira Lima da.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Henrique Costa Hermenegildo da.
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Palavras-chave
Feira livre.
Produção orgânica.
Orgânicos - Consumo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
81
Observações


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