Neuromarketing e o comportamento do consumidor: a decisão de compra pelo subconsciente

Neuromarketing e o comportamento do consumidor: a decisão de compra pelo subconsciente

Autor(a)
Vieira, Cecilia Caroline Santos.
<cechvieira@gmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
30/09/2019
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
72
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Nas últimas décadas as sociedades tem passado por processos acelerados de mudanças tecnológicas, sociais, culturais e econômicas o que afetou a maneira como as pessoas vivem, se relacionam e consomem. Tais transformações criaram grandes desafios para as empresas que tentam compreender e se adequar as necessidades dos seus clientes. Dessa maneira alternativas foram buscadas e uma delas é o neuromarketing que procura compreender os processos subconscientes que ocorrem na mente dos consumidores. O objetivo desse estudo foi buscar compreender como o marketing e o neuromarketing evoluiu através da história, qual sua relação com o comportamento do consumidor e como o branding sensorial e o marketing subliminar pode influenciar o comportamento dos consumidores nas decisões de compra. Como resultado percebeu-se que o marketing e o neuromarketing estão evoluindo através do tempo dando respostas para os problemas que cada época apresenta e que existe uma relação direta entre neuromarketing e comportamento dos consumidores e que suas estratégias possuem impactos positivos no aumento das vendas. 

Abstract

In the last decades societies have undergone accelerated processes of technological, social, cultural and economic changes that have affected the way people live, relate and consume. Such transformations have created great challenges for companies trying to understand and adapt to their customers' needs. In this way alternatives have been sought and one of them is neuromarketing which seeks to understand the subconscious processes that occur in the minds of consumers. The purpose of this study was to understand how marketing and neuromarketing evolved throughout history, how it relates to consumer behavior, and how sensory branding and subliminal marketing can influence consumer behavior in purchasing decisions. As a result, it was realized that marketing and neuromarketing are evolving over time, giving answers to the problems that each season presents, that there is a direct relationship between neuromarketing and consumer behavior and that its strategies have a positive impact on increasing sales. 

Orientador(a)
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Ma. Soares, Patrícia de Carvalho Diniz.
Palavras-chave
Neuromarketing.
Comportamento do consumidor.
Marketing subliminar.
Branding sensorial.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
683
Observações


Não foi possível exibir o PDF