Identidade docente: perspectiva, desafios e tensões

Identidade docente: perspectiva, desafios e tensões

Autor(a)
Silva, Monize Karoline da.
<monize-karoline@hotmail.com>
Ano de publicação
2019
Data da defesa
23/10/2019
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo entender o processo da constituição da identidade docente, com base nas perspectivas, desafios e tensões no campo de trabalho pensando contexto histórico e as dimensões atuais das políticas para a educação que impactam diretamente na ação dos professores. O interesse pela história da profissão docente tem aumentado muito nas últimas décadas, pelos motivos das dificuldades enfrentadas pelo magistério e as razões das escolhas da profissão diante de uma sociedade tão complexa. Para tratarmos sobre o processo que constitui a identidade docente, referenciamos os estudos em Abdalla (2006); Freire (2003), Nóvoa (1995) e outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que no decorrer do trabalho irá apresentar alguns aspectos que fazem parte da constituição identitária dos professores, levando em consideração que o meio interfere nas proposições dispostas aos docentes. Pensar a identidade docente é pensar a vida dos professores numa dada conjuntura social e política, entendendo o processo identitário que mescla a dinâmica que caracteriza a maneira como cada docente se constitui diante das perspectivas, desafios e tensões da prática docente na sociedade. A identidade é permeada pelas perspectivas do campo do trabalho que se metamorfoseia constantemente e está alicerçada nos desafios e nas tensões que lhes são específicas. Diante de um cenário tão complexo a identidade do professor é afetada por fatores diversos, dentre os quais se destacam o papel do Estado na formulação de políticas que (des)constroem significados basilares do campo de atuação dos docentes. As perspectivas são ações do professor como resultado de uma finalidade existencial e de uma prática experimental que representam a maneira como ele responde aos desafios da realidade. Mas quando os professores são inseridos dentro das salas de aulas, muitos vivem o choque do real, a distância entre os ideais e as realidades quotidianas, fragmentação do trabalho, as dificuldades com alunos, material didático inadequado, entre outros que são os desafios e as tensões enfrentadas no processo de constituição da identidade docente. As perspectivas, os desafios e as tensões integram essa construção social. A pesquisa aponta para a necessidade de organização da categoria pelo fortalecimento da identidade profissional, frente às investidas atuais que buscam a descaraterização do trabalho docente no Brasil. 

Abstract


Orientador(a)
Dr. Silva, Ricardo da.
Banca Examinadora
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Dr.ª Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de.
Palavras-chave
Formação de professores .
Profissão docente.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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